Dia da Criança Cidadã mobiliza 700 alunos do Distrito Federal

07 de novembro de 2010 - Um dia de muitas brincadeiras, oficinas e cidadania. Cerca de 700 estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Distrito Federal participaram, nesta sexta-feira (05), do Dia da Criança Cidadã. O dia é promovido há três anos pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes (UNODC), o Programa Escolas Irmãs e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

As crianças foram escolhidas entre os alunos regularmente matriculados nas escolas da Capital Federal vinculadas ao Programa de Escolas Irmãs e filhos de funcionários das entidades promotoras do evento. Durante todo o dia, foram realizadas brincadeiras e apresentações focadas no exercício da cidadania. Temas como ética, participação e controle social, meio ambiente e a responsabilidade com a natureza e sua preservação foram abordados por meio do Portalzinho da Criança Cidadã, mantido pela CGU, o Ludo da Cidadania, desenvolvido pelo Instituto Cultural Maurício de Sousa, além de peças de teatro, gincanas e brincadeiras.

Divididos em três equipes, identificadas pelas camisetas com as cores verde, amarela e laranja, os estudantes também participaram de oficinas de coleta seletiva e educação fiscal.

Este ano, pela primeira vez, foram realizadas atividades previas em algumas escolas sobre o exercício da cidadania. Para a professora Adélia Lúcia Dias, da Escola Municipal Avelino Jove de Abreu, de Valparaíso, o Dia da Criança Cidadã ajudou a reforçar aquilo que eles estudaram na sala de aula. "Achei interessante reunir as escolas. É uma maneira de eles aprenderem brincando e, quando brincam, eles aprendem mais rápido. Eles gravam melhor", avaliou a professora.

"O cidadão tem que ficar de olho no dinheiro público, porque se não ele vai ser roubado. Tem que ir à prefeitura e perguntar quanto foi o dinheiro público gasto e em que foi gasto", ensina Matheus Souza Fernandez, aluno da 5ª série da Escola Municipal Avelino Jove de Abreu.

Outra atividade que animou as crianças foi a oficina-lanche, em que cada uma, depois de se alimentar, era orientada a depositar o próprio lixo no local apropriado. Durante o lanche, elas aprenderam sobre a importância de preservar o meio ambiente por meio da coleta seletiva. "Aprendi coisas legais, interessantes, como quanto tempo demora para a natureza absorver o vidro", disse Beatriz Assunção, aluna da 5ª série da Escola Municipal Avelino Jove de Abreu.

No mesmo dia, o Dia da Criança Cidadã foi realizado nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. Em Mato Grosso, Pará, São Paulo e Sergipe as atividades acontecem até o final do mês. Já no Mato Grosso do Sul, o evento foi realizado na quinta-eira, 04.

Todas as notícias