UNODC, União Européia e cinco países da bacia amazônica unem esforços na prevenção ao desvio de precursores químicos para a fabricação de drogas ilícitas

09 de novembro de 2010 - O tráfico de substâncias químicas, necessárias para a produção de cocaína, heroína e de estimulantes como a anfetamina, meta-anfetamina e êxtase - comumente chamadas de precursores químicos - é especificamente preocupante nos países da América Latina e o Caribe. As dinâmicas associadas aos métodos de desvio, majoritariamente por meio do comércio lega, são complexas e constantemente envolvem novas formas de tráfico.

O conhecimento limitado e a capacidade de compartilhar informações sobre a produção, os tipos e as quantidades de substâncias químicas que vêm sendo utilizadas, por sua vez, dificultam o controle dos precursores químicos nos níveis nacional e regional.

Com o objetivo de fortalecer os mecanismos de controle, particularmente nas fronteiras, na prevenção ao desvio de substâncias precursoras de drogas e estabelecer vínculos de colaboração entre os organismos de controle e fiscalização do Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela, as autoridades responsáveis pelo controle administrativo e de fiscalização de cada país, especialistas europeus no assunto e representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, UNODC, participam, até dia 12 de novembro, em Manaus, de um workshop sobre Controle de Precursores Químicos.

Para o representante do UNODC para o Brasil e Cone Sul, Bo Mathiasen, prevenir o desvio de precursores químicos é um dos caminhos para combater o tráfico de drogas e o crime organizado que se sustenta desse tipo de crime. "Ao inibir o acesso do crime organizado aos precursores químicos, dificultando o desvio e o tráfico dessas substâncias, efetivamente há uma redução da produção da cocaína cloridrato e, certamente, se enfraquece o narcotráfico", disse Mathiasen.

O workshop propõe a revisão de conceitos e das ferramentas utilizadas em cada país, bem como na Europa. Durante os cinco dias do encontro, as autoridades responsáveis pelo controle de precursores vão conhecer técnicas de investigação e inspeção, revisarão aspectos legais e regulamentários, operativos, administrativos e estratégicos em seus países e na região, com o objetivo de melhorar a capacidade de investigação dos países em detectar, confiscar e apreender os precursores químicos usados na fabricação de drogas ilícitas. A idéia é intercambiar experiências e técnicas para, em seguida, buscar harmonizar a operacionalidade entre as polícias nacionais, com base nas boas práticas apresentadas.

De acordo com o coordenador do projeto regional Prelac, Prevenção do desvio de Substâncias Precursoras de Drogas nos países da América Latina e Caribe, Flavio Mirella, a cooperação regional é fundamental para combater o tráfico de drogas. "O mais importante é a cooperação internacional. Trata-se de um problema comum. Três dos países que participam do seminário são produtores da folha de coca e da cocaína cloridrato. Os outros dois são produtores de precursores químicos e países de trânsito de cocaína. Atualmente os países também estão produzindo drogas sintéticas, o que requer maior vigilância da indústria farmacêutica e maior controle nas fronteiras", explicou Mirella.

O workshop é realizado pelo Prelac, projeto financiado pela União Européia e implementado pelo UNODC, em 12 países da América Latina e Caribe. O projeto tem como objetivo principal contribuir na luta contra a fabricação e o tráfico de drogas ilícitas, proporcionando assistência aos países da região na luta contra o desvio de substâncias precursoras do comércio lícito.

Entre as atividades do Prelac estão a de reforçar a capacidade das autoridades de controle nacional a alcançar resultados mensuráveis a América Latina e Caribe, além de possibilitar a orientação e a apreensão de precursores químicos desviados e o encaminhamento dos responsáveis à Justiça.

 

Mais informações:

Andrea Catta Preta
Assessora de Comunicação
andrea.cattapreta@unodc.org
tel: (+5561) 3204-7206
cel: (+5561) 8118-0910

Todas as notícias