Doações do Japão intermediadas pelo UNODC são implementadas na Argentina

27 de Abril de 2011 - A Fundação Convivir começou a implementar o projeto "Prevenção em Ação" financiado pelo UNODC(United Nations Office on Drugs and Crime), no Restaurante Comunitário El Pastorcito, situado no Bairro Lucchetti-Villa Rosa - Partido de Pilar - Província de Buenos Aires.

O financiamento do projeto começou com a iniciativa da ONG Centro de Prevenção ao Abuso de Drogas do Japão (DAPC) Tóquio, onde jovens vão às ruas, empresas e organizações da sociedade civil em busca de donativos. Após o recolhimento, os donativos são transferidos para o UNODC em Viena, que assim seleciona anualmente ONGs de países da América Latina e Caribe, África, Ásia e Leste Europeu para receber a contribuição. Para ler a matéria anterior clique aqui.

Este projeto tem como objetivo estratégico a prevenção e a assistência integral aos usuários de drogas,  promovendo saúde, educação e o fortalecimento cidadão da população para sua inclusão social ativa.

Este projeto tem também como objetivos específicos:

1.Educar em Habilidades para a Vida todas as crianças, docentes, diretores de escola e pais envolvidos e convocados para a execução do projeto.

2.Capacitar os diretores e docentes para o combate à violência e para a prevenção ao abuso de drogas.

3.Fortalecer os vínculos entre a família e a escola a qual frequentam as crianças.

4.Orientar estilos de comunicação e resolução de conflitos adequados, não violentos, tanto na escola como na família.

5.Orientar aos docentes e diretores da escola e às famílias sobre como responder frente à presença do uso e/ou abuso de substancias por parte de alunos e/ou jovens.

Desde 2006, a Fundação Convivir executa distintos projetos no Restaurante Comunitário "El Pastorcito". Neste  freqüentam crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social onde recebem almoço diário, abrigo e diferentes serviços.

Entre eles:

1.Alfabetização para mulheres, apoiada pelo Ministério da Educação da Argentina.

2.Apoio Escolar para crianças que freqüentam o restaurante.

3.Campanhas de Vacinação Antigripal com o apoio do Laboratório Sanofi Pasteur.

4.Oficinas de sensibilização, acerca da importância da vacinação.

5.Oficina de tecido e costura para mulheres.

6.Futebol para crianças.

Através deste novo projeto de " Prevenção em Ação" propõe-se sensibilizar, apoiar e facilitar o pensamento crítico em relação à naturalização e/ou negação da problemática do consumo de drogas nos grupos de mulheres que freqüentam o restaurante comunitário, instalando a prevenção antes que ocorra o consumo por parte de jovens e/ou o reconhecimento da dependência já instalada.

A família é um dos espaços mais importantes de socialização, mas no cenário de desestruturalização atual das mesmas, a figura da mãe ganha relevância em zonas de exclusão e vulnerabilidade social e precarização do trabalho. É justamente em abientes como esses onde se propõe intervir desde a conscientização, gerando alternativas de conhecimento para a aceitação e entedimento da problemática.

Todas as notícias