COMUNICADO À IMPRENSA

PROGRAMA CONJUNTO "SEGURANÇA COM CIDADANIA"

LAURO DE FREITAS TERÁ " CURSO DE CONVIVÊNCIA E SEGURANÇA CIDADÃ"

O Programa Conjunto "Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras", uma parceria da ONU com o apoio do Ministério da Justiça, promove em Lauro de Freitas, entre os dias 25 e 29 de abril, o "Curso de Convivência e Segurança Cidadã".

O curso oferece um programa acadêmico multidisciplinar que aborda principalmente:

  • Fenômenos de criminalidade urbana
  • Fenômenos da violência urbana
  • Desenho de políticas públicas locais para prevenção e redução destes fenômenos

As ferramentas de análise oferecidas aos participantes neste curso têm como objetivo auxiliá-los na construção de três pontos fundamentais:

  • Fortalecimento da gestão local da segurança
  • Fortalecimento das capacidades dos atores envolvidos
  • Apropriação da abordagem integral necessária às políticas de prevenção à violência

Em cada um dos municípios selecionados pelo Programa Conjunto (Lauro de Freitas-BA, Vitória-ES e Contagem-MG), participam do curso 60 profissionais ligados ao desenho, implantação, avaliação ou análise de políticas de convivência e segurança cidadã; lideranças comunitárias; organizações não-governamentais e centros de estudos, entre outros. Vitória é o segundo dos três municípios a receber o curso.

Para o Coordenador do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, atuar em parceria é fundamental para Segurança Pública. "Este pode até parecer um problema inicialmente de polícia e de justiça, mas na realidade é de todos. A raiz do problema é mais profunda e para atingi-la é preciso desenvolver a cultura da interatividade", diz Chediek.

Para o representante do Sistema ONU no Brasil, da mesma forma como buscamos experiência em Bogotá, na Colômbia, para a aplicação deste programa no Brasil, daqui a alguns anos, "teremos condições de levar a experiência de Lauro de Freitas, Vitória e Contagem para outras comunidades e países."

Saiba mais :

O Programa Conjunto é uma iniciativa de seis agências da ONU (PNUD, UNODC, UNESCO, OIT, UNICEF e ONU-HABITAT) com o apoio do Ministério da Justiça, e tem como objetivo promover ações que auxiliem na redução da violência que afeta crianças e jovens entre 10 e 24 anos.

Lauro de Freitas foi um dos três municípios selecionados por edital público para participar deste programa. A região da cidade selecionada para receber as atividades é o bairro Itinga. Os outros dois municípios participantes são Contagem (MG) e Vitória (ES).

No começo do ano foram iniciados os trabalhos do diagnóstico integral no nível local. Este diagnóstico - que traz o diferencial de agregar análises baseadas em dados coletados junto aos governos, à sociedade civil e à comunidade - será a base para a construção do plano integral de segurança cidadã.

Estas análises também estão focadas em dois importantes aspectos: o fortalecimento da governabilidade local - ou seja, o empoderamento do município e da comunidade para a prevenção da violência - e a perspectiva da integralidade das ações.

Este trabalho diferenciado de coleta e análise de dados e construção de um plano integral de segurança cidadã resultará em um documento vivo, monitorado e ajustado constantemente através do acompanhamento do governo, da sociedade civil e, principalmente, da comunidade. Além disso, o plano privilegia a integração das ações com foco na transformação de atitudes e na construção das bases para uma nova cultura de segurança pública e cidadania.

O QUE :

Curso de Convivência e Segurança Cidadã - Programa Conjunto "Segurança com Cidadania"

QUANDO :

25 a 29 de abril

ONDE :

Abertura: Dia 25, às 8h30 - União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME). Av. Luiz Tarquínio Pontes, 600

Curso: tarde do dia 25/04 e demais dias - SENAI, Unidade CETIND. Av. Luiz Tarquínio Pontes, 938

Contatos:

Prefeitura de Lauro de Freitas:

José Carlos Arruti Rey, coordenador executivo do GGI-M

E-mail: ggimlauro@hotmail.com

Tel: 71 3288-5495

Programa Conjunto "Segurança com Cidadania":

Cristina Marochi, Coordenadora

E-mail: seguranca.cidadania@undp.org

Tel: 61 3038-9189

Daniel de Castro

Analista de comunicação PNUD Brasil

E-mail: daniel.decastro@undp.org

Tel: 61 3038-9117

PROGRAMAÇÃO

Manhã: das 8h30 às 12h30

Tarde: das 14h às 18h