UNODC lança Relatório Mundial sobre Drogas nesta quinta-feira

21 de junho de 2011 - Nesta quinta-feira, 23 de junho, será lançado simultaneamente em diversas cidades do mundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2011, às vésperas do Dia Internacional contra o Tráfico e o Abuso de Drogas, celebrado em 26 de junho.

Elaborado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o documento reúne dados estatísticos e análises de tendência sobre a situação do mercado das drogas ilegais em todo o mundo, inclusive sobre a produção, o tráfico e o consumo, servindo como base de referência aos governos para a implementação de políticas públicas para o setor.

Nesta edição 2011, o Relatório Mundial sobre Drogas mostra que os mercados globais de cocaína, heroína e de cannabis diminuíram ou se mantiveram estáveis, enquanto que a produção e o abuso de opióides de prescrição e de novas drogas sintéticas aumentaram.

O lançamento global do Relatório Mundial sobre Drogas 2011 será feito em Nova Iorque e contará com a presença do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, do diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov, do diretor do Serviço Federal de Narcóticos da Rússia, Viktor Ivanov e do diretor do Escritório de Política Nacional de Controle de Drogas da Casa Branca, Gil Kerlikowske.

Para divulgar o relatório no Brasil, o UNODC realizará uma coletiva de imprensa, em Brasília, com a presença do representante regional do UNODC para o Brasil e o Cone Sul, Bo Mathiasen.

O lançamento na sede das Nações Unidas pode ser acompanhado ao vivo, às 10h de Nova Iorque, por meio do Webcast da ONU, no endereço  www.unmultimedia.org/tv/webcast

O relatório está embargado até as 10h00 Nova Iorque/ 10h00 em Assunção/ 11h00 em Brasília/ 15h00 em Londres/ 16h00 em Vienna do dia 23 de junho.

Mais informações e contato

Andrea Catta Preta

Assessora de Comunicação - UNODC Brasil e Cone Sul

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime

Tel:+55 (61) 3204-7206

Cel:+55 (61) 8118 0910

www.unodc.org.br 
www.twitter.com/unodcprt