UNODC lança relatório regional sobre os mecanismos de resposta à violência contra a mulher no Cone Sul

19 de Julho de 2011 - No Cone Sul, as práticas de violência contra as mulheres ainda estão amparadas pelo silêncio e pela discriminação, pela invisibilidade nas estatísticas nacionais, e pela resistência de instituições e profissionais em reconhecer estas práticas como violações aos direitos humanos.

Esse é apenas um dos destaques do Relatório Regional sobre as Respostas à Violência de Gênero no Cone Sul, apresentado na terça-feira 19 de julho, em Assunção, Paraguai.

O relatório, elaborado pelo UNODC com o apoio da ONU MULHERES, reune diagnósticos locais que avaliaram os meios de proteção às vítimas e prevenção à violência de gênero em cada um dos países do Cone Sul (Argentina, Chile, Brasil, Paraguai e Uruguai).

Além de apresentar dados estatísticos sobre a violência de gênero nos países do Cone Sul, o relatório faz um comparativo entre os mecanismos de resposta a esse crime na região, expondo debilidades e avanços.

O relatório aponta para a criação de delegacias de mulheres e a assinatura de tratados internacionais relativos ao tema como um dos avanços na região. Já entre os desafios estão a inadequação das respostas judiciais ao tema, que freqüentemente são lentas e ineficazes, o que acarreta no sentimento de impotência das mulheres vitimadas frente à justiça. Por fim, o relatório apresenta recomendações aos cinco países como, por exemplo, a explicitação do componente de gênero com ênfase na desigualdade histórica de poder entre homens e mulheres nos mecanismos de resposta a esse tipo de violência, diferenciando-o de outras modalidades de crime.

O documento foi apresentado durante o Seminário Internacional "Respostas à Violência Basada em Género no Cone Sul:Avanços, Desafios e Eperiências Regionais", que reúne no Paraguay representantes governamentais das áreas de proteção à mulher e segurança pública, integrantes da sociedade civil organizada que tratam das questões de gênero e especialistas independentes sobre o tema. Dado o contexto regional, também haverá um painel específico para a questão do tráfico de pessoas, problema intrinsecamente relacionado à violência de gênero no Cone Sul.

Além de apresentar e discutir o relatório, o seminário procura promover o intercâmbio de experiências, incentivar a cooperação e facilitar a criação de uma rede de intercâmbio de boas práticas entre os atores interessados e responsáveis pela elaboração de respostas ao problema na região.

Veja o relatório

Veja aqui os destaques do relatório

Evento: Seminário Internacional:  "Respostas à Violencia Basada en Gênero no Cone Sul: Avanços, Desafios e Experiencias Regionais"

Data: 19 e 20 de julho de 2011

Hora: 8h00

Local: Sala Bicameral do Congresso Nacional do Paraguai

14 de Mayo esquina Avenida República - Asunción.

Mais informações:

Andrea Catta Preta:

Assessora de Comunicação - UNODC

+ 595 985540160

+55 61 8118 0910

+55 61 3204 7206

andrea.cattapreta@unodc.org

Isabel Clavelín:

Aasesaora de Comunicação - ONU MULHERES

+55 61 3038 9287

+55 61 9179 9230

isabel.clavelin@unwomen.org

Celeste Molinas:

Diretora de Comunicação - Secretaria da Mulher do Paraguai

+595 021 491176

molinas.celeste@gmail.com

Todas as notícias