Missão internacional marca inicio do TREATNET II no Amazonas

23 de agosto de 2011 - Uma missão internacional de alto nível visita, até dia 25, o estado do Amazonas para conhecer os resultados e dar continuidade às ações do Plano Integrado das Nações Unidas em Apoio à Resposta à Aids no Amazonas, conhecido como "Amazonaids".

Coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento do Amazonas (SEPLAN), a missão reúne representantes e técnicos das Nações Unidas, incluindo o coordenador do Sistema ONU no Brasil, UNODC, UNAIDS, PNUD, UNFPA, UNESCO, UNICEF, OIT e ACNUR. A missão também conta com a participação do embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Kees Rade, autoridades dos governos federal, do estado do Amazonas e municipais com o objetivo de promover esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Na segunda-feira, a visita da missão marcou o inicio da quarta capacitação nacional do Programa Global TREATNET, uma iniciativa do UNODC, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca fortalecer as respostas e capacidades para o tratamento de usuários problemáticos de substâncias psicoativas. "Observamos que os melhores resultados no atendimento ao uso problemático de drogas são alcançados quando se aplica um enfoque multidisciplinar, incluindo intervenções farmacológicas e psicossociais diversificadas, orientadas para atender diversas populações, respeitando a diversidade sócio-cultural de cada uma delas. O UNODC vem dialogando com os governos e parceiros de diferentes países para envolver todos os atores da sociedade na formulação de políticas coordenadas que ofereçam serviços de tratamento com base em evidências científicas e que sejam capazes de responder de forma eficaz. Estas respostas devem, sempre, atender às necessidades da sociedade sob uma perspectiva de respeito aos Direitos Humanos", disse o representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o Brasil e Cone Sul, Bo Mathiasen.

Em seguida, a missão se reuniu com o governador do Estado do Amazonas, Osmar Aziz, e com autoridades do governo estadual para apresentar e discutir atividades do Plano das Nações Unidas em apoio à resposta nacional na área de aids.

Na terça-feira (22), o destino da missão é Tabatinga onde, além de reuniões com autoridades locais, será lançada a versão para rádio da Campanha Mulheres e Direitos, inspirada por demandas feitas por mulheres da região do Alto Solimões em missão da ONU em 2009. Também será feito o relançamento dos vídeos da Campanha, que busca conscientizar a população, reduzir os índices de violência contra a mulher e promover a saúde da mulher e a equidade de gênero.

Até o final da semana, a missão também visitará comunidades indígenas que tiveram ações implementadas no âmbito do AMAZONAIDS, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Solimões, e na Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Atalaia do Norte e Umariaçu, em Tabatinga.

Ao final da missão, espera-se uma renovação de compromissos e fortalecimento da parceria em apoio à resposta à aids, ao combate à violência contra a mulher e ao tratamento da drogadependência no estado do Amazonas.

TREATNET

O Programa TREATNET busca formar uma rede profissionais que trabalham para a ampliação do acesso do usuário de drogas a serviços adequados de aconselhamento, atenção e tratamento.

O programa de cooperação internacional tem aplicação local e trabalha na lógica de uma Rede de Pessoas. A idéia é promover ações de treinamento em cascata, ou seja, capacitar profissionais capazes de treinar outros profissionais, englobando toda a rede serviços de atenção e tratamento a pessoas com problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas.

Entre seus objetivos estão o de melhorar a capacidade dos sistemas locais de saúde para gerenciar eficientemente o tratamento dos efeitos causados pelo uso de drogas; aumentar a cobertura das intervenções para o tratamento de dependência de drogas e as intervenções preventivas contra o HIV. O programa também busca incorporar o tratamento ao Sistema Único de Saúde; criar mecanismos de capacitação contínua; aplicar um pacote de treinamento adaptado às necessidades do país; e ampliar os serviços de tratamento para os usuários de drogas.

O pacote de treinamento do projeto foi desenvolvido entre 2005 e 2007, com a participação de 20 Centros de Tratamento de todo o mundo, de Coordenadores Regionais do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Universidade da Califórnia (UCLA). O material utiliza tecnologias cientificamente comprovadas e validadas internacionalmente e está organizado em três volumes, ministrados em workshops.

Essa atividade é realizada no âmbito do Plano Integrado das Nações Unidas para o estado do Amazonas, o AMAZONAIDS.

AMAZONAIDS

Em vigor desde 2008, o plano é uma iniciativa do UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas Sobre HIV/Aids), em parceria com agências da ONU (ACNUR; OPAS/OMS; PNUD; UNESCO; UNFPA; UNICEF; UNIFEM; UNODC), a Embaixada dos Países Baixos, o Fórum de ONG/Aids do estado do AM, governos federal, estadual e dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga.

O AMAZONAIDS busca fortalecer as capacidades locais para melhorar a resposta à epidemia da aids, bem como harmonizar as intervenções das agências da ONU e de outros parceiros para otimizar o uso dos recursos técnicos e financeiros, alinhando as atividades com as prioridades dos governos locais. O Plano também é um instrumento para mobilizar novos recursos destinados a apoiar respostas locais à aids nos estados.

O UNODC é uma das agências co-patrocinadoras do UNAIDS e no Brasil integra o Grupo Temático sobre HIV/Aids.

Todas as notícias