Contrabando de Migrantes: a um passo do Tráfico de Seres Humanos

23 de setembro de 2011 - Com um sonho em mente e nada em mãos para se defender. Pobreza, desastres naturais, conflitos e guerras civis, e a falta de oportunidades de emprego fazem com que cada ano milhões de pessoas atravessem as fronteiras em busca de uma vida melhor. Sem conseguir migrar legalmente, muitos usam os serviços dos traficantes, e o sonho pode se tornar curto demais.

A falta de informação e a vulnerabilidade econômica, social e psicológica das pessoas que arriscam entrar em outro país de forma clandestina as tornam alvos fáceis para o crime organizado.

O contrabando de migrantes foi um dos temas discutidos, durante a Segunda Cúpula Ibero-Americana de Ministérios Públicos contra o Tráfico de Pessoas, realizada na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em Santiago, Chile.

De acordo com Carlos Perez, Coordenador de Projetos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime na Colômbia (UNODC), o contexto em que essas pessoas vivem os torna mais vulneráveis ​​ao tráfico de seres humanos. "Às vezes, esses imigrantes são retidos ou tomados como reféns até que eles terminem de pagar o que devem, ou são feitas ameaças às famílias deixadas para trás nos países de origem. Os traficantes sempre buscam mais lucros. Assim, as vítimas do contrabando de migrantes são mais propensas a serem vítimas do tráfico de seres humanos", disse Pérez.

Presente em todo o mundo, o contrabando de migrantes afeta milhões de pessoas na América Latina. Todos os anos, cerca de 3 milhões de latino-americanos são contrabandeados através da fronteira sul dos Estados Unidos. A taxa paga por cada imigrante aos traficantes varia entre 2 mil e 10 mil dólares, dependendo da rota.

Em geral, esses migrantes são homens jovens, embora nos últimos anos o número de mulheres tem aumentado significativamente. Entre as questões cruciais para resolver o problema estão a prevenção, a proteção das vítimas, a promoção da cooperação internacional e a persecução penal.

A II Reunião de Cúpula Ibero-americana de Ministérios Públicos contra o Tráfico de Pessoas, organizada pelo Ministério Público do Chile, a Associação Latino-Americana de Ministérios Públicos (AIAMP) e a Reunião de Procuradores do Mercosul (REMPM), foi patrocinada pelo UNODC, por meio do Projeto Global para a implementação dos Protocolos contra o Tráfico de Seres Humanos e contra o Contrabando de Migrantes, que conta com a parceria da União Europeia.

Contrabando de migrantes e o tráfico

Ao longo da história, os contextos da mobilidade humana e a mercantilização dos seres humanos também têm mudado a dinâmica do tráfico de seres humanos. Embora no passado este fenômeno era caracterizado pela escravidão por meio do comércio transatlântico de escravos, hoje em dia assistimos ao contrabando de migrantes e ao tráfico de pessoas, incluindo crianças e adolescentes.

Caracterizados pela exploração da vulnerabilidade humana por criminosos para o benefício de uma rede ou organização, o contrabando de migrantes e tráfico de seres humanos tem elementos comuns, tais como o desejo das vítimas de sair de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e a relação de dominação que os criminosos estabelecem com suas vítimas.

"Nestes dois tipos de tráfico de seres humanos, as vítimas são tratadas como objetos pelos traficantes ou guias, no intuito de obter ganhos materiais ou de outra ordem. Pode-se identificar o uso das mesmas rotas, estruturas criminosas e mecanismos de lavagem de dinheiro, e muitas vezes os crimes cometidos durante todo o processo são as mesmos, por exemplo, a falsificação de documentos", explicou Pérez.

No entanto, há diferenças importantes entre os dois crimes. O contrabando de migrantes consiste em facilitar a entrada de uma pessoa no país de destino, sem documentos ou com documentos falsos. Este é um crime transnacional, que exige o consentimento da vítima, terminando com a chegada dos migrantes ao seu destino final. A principal renda dos comerciantes é o preço pago pela pessoa para a entrada ilegal e ofensa a procura de violar a soberania do Estado, que exige certos documentos de entrada, uma exigência que os contrabandistas tentam burlar.

Por outro lado, o tráfico de seres humanos não é necessariamente um crime transnacional, geralmente não há consentimento da vítima e a exploração não termina com a chegada ao destino. A maior parte da renda dos traficantes, por sua vez, vem da exploração da vítima, em modalidades como o trabalho forçado ou a exploração sexual, a remoção de órgãos, a escravidão e trabalho forçado. Trata-se de um crime contra a dignidade e a autonomia dos seres humanos.

Material Relacionado

Veja a apresentação sobre Contrabando de Migrantes (ppt)

- Veja dados relacionados ao Tráfico de Pessoas (espanhol)

- Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional

- Protocolo Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças

- Protocolo contra o Crime Organizado Transnacional, Relativo ao Combate ao Contrabando de Migrantes por via Terrestre, Marítima e Aérea

- Informativo

 

Todas as notícias