Press Release

Seminário Discute Segurança Pública no Distrito Federal e Entorno

29 de setembro de 2011 - Discutir os índices de violência e criminalidade e as dinâmicas sociais implicadas nos diferentes tipos de ocorrência, bem como ações para melhorar a gestão de políticas públicas de prevenção à violência e de segurança pública na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, RIDE-DF. Esses são os principais objetivos do Seminário "Gestão da Segurança Pública no Distrito Federal e Entorno", realizado nesta sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 9h00, no Auditório da Biologia da UnB, em Brasília.

De acordo com levantamentos recentes, a RIDE-DF é uma das regiões mais violentas do país. Esta realidade não é nova e, mesmo que os homicídios tenham apresentado queda nos últimos anos, os indicadores da violência urbana continuam alarmantes.

No início do ano, os 19 municípios goianos que formam a RIDE-DF registraram taxa de homicídios de 70 casos para cada 100 mil habitantes, quase o triplo da média nacional.

Segundo dados do Gabinete de Gestão Integrada do Entorno, os municípios de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso concentram 71% dos homicídios na área do Entorno e Distrito Federal.

Ao longo do Seminário, serão apresentados estudos sobre a gestão da segurança pública na região e indicadores de vulnerabilidade. As Secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de Goiás, por sua vez, apresentarão informações mais atualizadas sobre crime e violência em suas respectivas áreas de atuação. Por fim, o presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé, abordará experiências de prevenção à violência e às drogas, envolvendo jovens de áreas vulneráveis.

Ainda durante o seminário, integrantes do Programa Jovem de Expressão, que atua nas cidades de Ceilândia e Sobradinho, farão apresentação de dança. O programa Jovem de Expressão é um projeto do Grupo Caixa Seguros,  CUFA - DF, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Grupo Cultural Azulim, que trabalha para a mudança de comportamentos, atitudes e práticas voltadas para a redução da exposição à violência, com jovens entre 18 e 29 anos de idade.

O Seminário "Gestão da Segurança Pública no Distrito Federal e Entorno" é realizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em parceria com a Universidade de Brasília e o Grupo Caixa Seguros.

Seminário:

"Gestão da Segurança Pública do Distrito Federal e Entorno"

Data: Sexta-feira, 30 de setembro / 9h00

Local: Auditório do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília, Instituto de Central de Ciências (ICC-minhocão), Ala Sul

Mais informações:

Andrea Catta Preta

Assessora de Comunicação - UNODC

(55 61) 3204 7206

(55 61) 8118 0910

andrea.cattapreta@unodc.org

Confira a Programação do Seminário

Acesse o Diagnóstico do UNODC "Gestão da Segurança Pública no Distrito Federal e Entorno" (a partir de sexta-feira, 30 12h00)

Informações e recomendações importantes

Todas as notícias