O ano em que o jogo mudou

Michel Sidibé

Diretor-Executivo do UNAIDS/ONUSIDA

Secretário-Geral-Adjunto das Nações Unidas

1º de dezembro de 2011 - Nunca antes na história da aids/SIDA chegamos a um momento em que pudemos afirmar com convicção que o fim da aids/SIDA está à vista. Tem sido um ano de realizações, ações coletivas, resiliência e coragem. Apesar da crise econômica que tem esticado a resposta à aids/SIDA aos limites, milhões de vidas vêm sendo salvas, à medida que os esforços de tratamento e prevenção do HIV/VIH continuam a mostrar resultados.

Os líderes mundiais fizeram novas promessas - ousadas, tangíveis e realistas. Agora essas promessas têm que ser cumpridas em cada país, cada comunidade e para cada pessoa necessitada.

Felizmente, os líderes estão afirmando que uma geração livre de aids/SIDA é possível e que nenhuma criança deve nascer com HIV/VIH e nenhuma mãe deve morrer de aids/AIDS.

O abismo entre o tratamento e a prevenção acabou. Agora tratamento é prevenção.

A divisão entre a saúde e a aids/SIDA diminuiu, à medida que a aids/SIDA sai do isolamento e entra em serviços integrados e holísticos de saúde. A resposta à aids/SIDA abriu o caminho para um sistema de saúde centrado em pessoas, um sistema que valoriza e restabelece o respeito e a dignidade de cada indivíduo.

O caminho adiante é claro e podemos avançar em ritmo acelerado com investimentos inteligentes, aproveitando os avanços e as evidências científicas e respeitando os direitos humanos. É por isso que os líderes mundiais hão de financiar completamente a resposta à aids/SIDA. A meta do investimento global de US$ 22 a 24 bilhões é uma responsabilidade compartilhada - de todos os países, financiadores e demais. Somente juntos podemos garantir o futuro e proporcionar benefícios maiores e de longo prazo.

Hoje, neste Dia Mundial de Luta Contra Aids/SIDA, chamo os líderes, as comunidades, os pais, as pessoas vivendo com HIV/VIH e os jovens para olhar para o futuro e trabalhar por um mudo  com Zero novas infecções por HIV/HIV, Zero discriminação e Zero mortes relacionadas à aids/SIDA.

Contato
UNAIDS/ONUSIDA Genebra | Sophie Barton-Knott | tel. +41 22 791 1697 | bartonknotts@unaids.org

UNAIDS/ONUSIDA, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids / VIH/SIDA, é uma parceria inovadora das Nações Unidas que lidera e inspira o mundo no alcance do acesso universal a prevenção, tratamento, atenção e apoio ao HIV/VIH. Saiba mais em unaids.org

All stories