Mensagem do Secretário-Geral no Dia Mundial da Aids

01 de dezembro de 2011 - No início da quarta década de AIDS, estamos finalmente em condições de interromper o curso da epidemia.

Os avanços que temos conseguido até agora mostra que podemos realizar nossa visão de zero novas infecções pelo HIV, a discriminação zero e zero mortes relacionadas à AIDS.

O número de novas infecções pelo HIV caiu mais de 20% desde 1997. Novas infecções continuam a diminuir na maior parte do mundo. Na África Subsaariana,  região mais afetada pela epidemia de AIDS, a incidência do VIH diminuiu em 22 países.

Entre as populações em risco, a situação está mudando. Acesso a serviços para prevenir a infecção pelo HIV ajuda os jovens, profissionais do sexo e seus clientes, usuários de drogas injetáveis, homens que fazem sexo com homens e pessoas transexuais para assumir o controle sua própria saúde para alcançar um bem maior.

O tratamento possibilitou evitar  2.500.000 mortes relacionadas à AIDS desde 1985.No ano passado, salvou a vida de 700.000 pessoas. Cerca de 6,6 milhões de pessoas, quase metade daquelas que necessitam de tratamento em países de renda média e baixa,  atualmente tem acesso a terapia antirretroviral. As sinergias entre a prevenção e tratamento tem acelerado o processo.

No entanto, para o controle definitivo da AIDS faz-se necessário a obtenção de resultados mais favoráveis.
Na reunião de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Aids, realizada em junho deste ano, metas ousadas foram acordadas para 2015: reduzir para metade a transmissão sexual do HIV, eliminando novas infecções em crianças, oferecer tratamento a 15 milhoes de pessoas vivendo com HIV, por fim ao estigma e discriminação, e  preencher as lacunas no financiamento da luta contra a AIDS.

Com uma firme vontade política, recursos financeiros e uma sólida abordagem  baseada nos direitos humanos, podemos alcançar todos esses objetivos.
O financiamento será fundamental neste esforço. Conclamo a todos os interessados ​​se pronunciarem em relação ao quadro de investimento proposto pelo UNAIDS e prever fundos suficientes para atender a meta estabelecida de investimento de 24  bilhões de dólares anualmente. Os resultados superam os custos iniciais em menos de uma geração.

Devemos persistir em nossa política e manter o investimento, o entusiasmo, dinamismo e determinação que nos permitiram chegar a este momento crítico.
Temos o impulso necessário para triunfar. Este é o momento de se aproveitar a oportunidade para finalmente pôr fim à AIDS.

Todas as notícias