53a CND

Começa na segunda-feira a 55ª Sessão da Comissão de Narcóticos das Nações Unidas

09 de março, de 2012 - O fortalecimento do programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) será o foco da 55ª Sessão da Comissão de Narcóticos, que será realizada em Viena, de 12 a 16 de março. A CND é o órgão central de formulação de políticas no sistema das Nações Unidas que lida com drogas ilícitas e o organismo central para o trabalho do UNODC no campo das drogas.

O Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, participará de coletiva de imprensa na segunda-feira, 12 de março, às 15h, na sede do UNODC em Viena, na Áustria. Durante a coletiva o diretor-executivo do UNODC estará acompanhado da embaixadora da Espanha, Carmen Bujan Freire, presidente da 55ª sessão da Comissão de Narcóticos.

Ministros e funcionários líderes em temas de controle às drogas dos Estados Membro da 55 CND vão discutir temas que vão desde a cooperação internacional para o combate às drogas, a prevenção ao desvio de químicos utilizados para a fabricação de drogas ilícitas até temas sobre saúde e segurança pública.

Entre as autoridades que participarão da sessão de abertura estão o presidente da Bolívia, Evo Morales Ayma; o vice-presidente de Honduras, Victor Hugo Barnica; o ministro de Combate aos Narcóticos do Afeganistão, Zarar Ahmad Moqbel-Osmani; o ministro da Justiça do Brasil, Jose Eduardo Cardozo; o ministro do Interior do Irã, Mostafa Mohammad Najjar; o primeiro ministro chefe da Casa Civil da República Democrática de Laos, Soubanh Srithirath; o Secretário de Estado de Serviços Sociais e Igualdade do governo da Espanha, Juan Manuel Moreno Bonilla; os chefes do combate aos narcóticos da Federação Russa, dos Estados Unidos, do Peru, do Cazaquistão, da Arábia Saudita, da Alemanha e da França, o vice-ministro para o Controle de Drogas do Paquistão e o vice-ministro de Relações Exteriores da Guatemala, e a ex-presidente da Suíça, Ruth Dreifuss. A princesa Bajrakitiyabha Mahidol da Tailândia também estará presente na CND.

A Sessão Plenária de abertura e os eventos paralelos são abertos à imprensa.

Mais informações:

Brasil e Cone Sul:

Andrea Catta Preta

Assessora de Comunicação do UNODC

Tels.: (+55 61) 3204 7206

(+55 61) 8118 0910

andrea.cattapreta@unodc.org

Viena, Áustria:

Preeta Bannerjee

Oficial de Informação Pública

Tel: (+43-699) 1459-5764

Todas as notícias