Diretor Adjunto do UNODC Sandeep Chawla (à esquerda) com Georg Kell, Diretor Executivo do Escritório do Pacto Global da ONU

A parceria entre as Nações Unidas e o setor privado é crucial para cumprimento dos ODM

2 de Abril de 2012 - Os pontos focais das Nações Unidas para o setor privado e os altos executivos das grandes corporações mundiais se reuniaram em Viena em 28 e 29 de março. O Objetivo de encontro era elaborar uma abordagem mais consistente e coerente de envolvimento do setor privado no sistema das Nações Unidas para promover desenvolvimento.

O fórum analisou novos tipos de parcerias transformacionais para desenvolvimento e os participantes compartilharam as melhores práticas que poderiam contribuir para o cumprimento das metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente, entre as quais os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Entre os temas discutidos: oportunidades e desafios da formação de parcerias com pequenas e médias empresas e empresas sociais; parcerias inovadoras para o desenvolvimento sustentável; gestão de marca das Nações Unidas; reforço da colaboração no nível nacional; e investimentos do setor privado para aprimoramento da segurança alimentar e redução da pobreza.

A reunião foi realizada a partir da resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas, adotada em 2011, que reconhece o papel fundamental do setor privado no cumprimento dos Objetivos de Desenvimento do Milênio. Este forte apoio dos governos reforça o mandato das Nações Unidas de se engajar em parcerias público-privadas para promover os objetivos humanitários e de desenvolvimento. Além disso, o Secretário-Geral Ban Ki-moon definiu o trabalho com o setor privado como uma das prioridades-chave do seu segundo mandato.

UNODC tem trabalhado para promover as parceria com o setor privado a fim de combater o crime organizado transnacional e a corrupção.

Em janeiro, Backes and Strauss, os relojoaria com sede em Londres, decidiu apoiar o UNODC em mobilização de recursos para as vítimas de tráfico de pessoas, por meio de lançamento de uma linha exclusiva de relógios "Victoria Blue Heart" (Victoria Coração Azul). Uma parcela dos rendimentos provenientes da venda irá para o Fundo Voluntário para as Vítimas de Tráfico de Seres Humanos ( United Nations Voluntary Trust Fund for Victims of Human Trafficking).

Em outubro de 2011, a Campanha Coração Azul do UNODC contra o Tráfico de Pessoas ( UNODC Blue Heart Campaign against Human Trafficking) entrou em uma joint-venture com a grife de luxo Beulah London. Esta marca, com consciência social, trabalha por meio da produção de seus itens de moda, com as mulheres que escaparam do comércio sexual ne Índia. Os rendimentos das vendas também vão para o Fundo Voluntário.

Representantes do Pacto Global da Organização das Nações Unidas e das principais empresas internacionais elogiaram as parcerias da campanha Coração Azul e sugeriram usá-las como uma fonte de inspiração para parcerias entre as Nações Unidas e o setor privado.

UNODC também é o beneficiário de USD 3,05 milhões direcionados para financiamento dos projetos de combate à corrupção. Os recursos vêm da Iniciativa de Integridade da Siemens (Siemens Integrity Initiative), parte do acordo integral ( settlement) entre o Banco Mundial e Siemens AG, por meio do qual a Siemens comprometeu-se em apoiar os esforços globais para combater corrupção e fraude.

Em abril de 2011, a pedido da Comissão sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, o UNODC organizou um simpósio que reuniu funcionários do governo e especialistas do setor privado de instituições bancárias e financeiras, companhias de transporte internacional e organizações que trabalham para enfrentar crimes ambientais, como também crimes cibernéticos . Os participantes do simpósio discutiram sobre as parcerias público-privadas como um mecanismo para combater o crime transnacional, compartilharam as melhores práticas e mapearam as possíveis futuras iniciativas conjuntas.

A reunião das Nações Unidas e o setor privado que contou com mais que 100 participantes, foi realizada pelo UNODC e a Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

Todas as notícias