Dia Mundial da Água 2013: setor de água é particularmente vulnerável à corrupção

World Water Day 201322 de março de 2013 - O Dia Mundial da Água é comemorado todo ano no dia 22 de março, como forma de atrair atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável desse recurso. Em cada ano o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico da água doce: em 2013, a data é dedicada ao tema da cooperação em torno da água. Apesar da água não ser um de seus temas centrais, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) já destacou os efeitos negativos que a corrupção tem na gestão da água doce.

A corrupção no setor da água é uma grande preocupação de muitas maneiras. Seja em se tratando de água para energia, para beber ou para saneamento, a água como um bem consumível é uma necessidade humana básica. Infelizmente, é também um bem pelo qual milhões de pessoas tem que lutar diariamente. Quando dinheiro é desviado para ganho pessoal, as pessoas continuam a depender de fontes de água inseguras e poluídas para a higiene, o consumo e o preparo de alimentos.

O setor da água é particularmente vulnerável à corrupção por várias razões, a mais notável sendo o grande número de atores envolvidos na área, incluindo os de diversos níveis do serviço público e do setor privado. Quando muito dinheiro está envolvido e há uma falta de transparência, a negociação de contratos, alocações, acordos e licenças é afetada.

A corrupção também pode aumentar os custos de construção de infraestrutura de água em até 40%, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Isso equivale a um adicional de US$12 bilhões por ano necessários para fornecer água potável segura e saneamento em todo o mundo.

Grandes projetos de infraestrutura de água como represas, canais, túneis, poços e drenos também são altamente lucrativos e muito cobiçados. A energia hidroelétrica, por exemplo, que exige grandes investimentos e trabalhos de engenharia altamente complexos, é uma área que pode atrair operadores inescrupulosos e gerar corrupção em processos de aquisição.

Os esforços do UNODC para promover a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e ajudar os países a implementar plenamente as suas provisões promoverão o aumento da resiliência a corrupção no setor de água doce e além.

Informações relacionadas (em inglês):

World Water Day homepage from UN-Water

Fact sheet on corruption and the environment (pdf)

Fact sheet on corruption and development (pdf)

Secretary-General Ban Ki-moon's message on World Water Day 2013

 

Todas as notícias