Novo projeto de prevenção ao abuso de drogas foca em famílias com adolescentes

Treinamento Family SkillsBrasília, 31 de outubro de 2013 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Ministério da Saúde finalizaram este mês o treinamento de cerca de 40 profissionais, entre eles psicólogos e educadores, que implementarão um novo projeto pré-piloto para fortalecer os vínculos entre famílias com filhos de 10 a 14 anos. O objetivo do projeto é reduzir situações de estresse e conflito entre familiares e, consequentemente, diminuir o risco de abuso de álcool e drogas.

A partir do início de novembro, encontros semanais de duas horas serão realizados aos sábados em seis unidades dos Centros de Orientação Socioeducativos (Cose), que  atendem famílias com crianças e adolescentes entre sete e 17 anos no Distrito Federal. oferecendo atividades para promover o fortalecimento de vínculos.

A primeira hora dos encontros é realizada com pais e filhos separados e, na outra metade, todos se reúnem. Vídeos que retratam situações potencialmente estressantes do dia-a-dia (por exemplo, filhos que mentem sobre onde estiveram ou que se recusam a fazer certas tarefas) são intercalados com momentos de discussão entre o grupo.

A psicóloga Marina Pedralho, que participou do treinamento, acredita que o projeto tem potencial para funcionar no Brasil: "A base do programa é cientificamente provada. Acredito que o ideal é o equilíbrio entre dar amor e colocar limites, mesmo que isso seja difícil para os pais", disse ela.

Avaliações da implementação do projeto em outros países mostram que os jovens participantes têm menos tendência a abusar de álcool, mesmo quatro anos após a intervenção. Os adolescentes também apresentaram menos problemas na escola em comparação com aqueles que não participaram das sessões. Entre os pais, há evidência de maior envolvimento com os filhos e melhora no relacionamento da família como um todo.

O projeto pré-piloto é realizado por meio da parceria entre o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, o Ministério da Saúde, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) do Distrito Federal. Os Cose das regiões de Ceilândia Norte, Gama Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Sobradinho e Taguatinga Norte serão os primeiros a receber as atividades em caráter experimental.

A metodologia do projeto faz parte do programa global Family Skills do UNODC, que já atingiu mais de 5.000 famílias em quase 20 países. O projeto focará em jovens entre 10 a 14 anos de famílias atendidas pelos Cose para complementar a atuação de um outro projeto lançado em agosto, que também implementa uma outra metodologia do programa Family Skills no Distrito Federal, só que visando crianças entre dois e cinco anos de famílias atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social.

Informações relacionadas:

Programas de treinamento de habilidades familiares para prevenção do abuso de drogas (em inglês)

Famílias do DF participam do primeiro dia de atividades de projeto-piloto do UNODC para prevenção do uso de drogas (em português, inglês e espanhol)

Todas as notícias