Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov: Declaração sobre o Dia Mundial da Aids 2013

Viena, 29 de novembro de 2013 - Em 1º de Dezembro vamos comemorar o Dia Mundial da Aids; neste ano, e até 2015, o tema é "Zero novas infecções por HIV. Zero discriminação. Zero mortes relacionadas com a Aids."

Estas são as grandes metas a serem atingidas até 2015, mas todos nós precisamos trabalhar para estas metas. O estigma e a discriminação relacionados com o HIV continuam a afetar a vida das pessoas que vivem com o HIV e a evitar que tantas outras pessoas acessem os serviços de que necessitam. Mulheres, meninas, pessoas que usam drogas, pessoas na prisão, trabalhadores do sexo e tantos outros grupos vulneráveis ​​lutam sem acesso a serviços vitais em virtude de quem eles são ou do que eles fazem.

Em 2014, o UNODC vai presidir a Comissão de Organizações co-patrocinadoras do UNAIDS. Vou aproveitar esta oportunidade para encorajar todas as partes interessadas na resposta ao HIV para expandir as intervenções de HIV baseadas em evidências para todas as populações-chave.

Além disso, vou defender um maior investimento de recursos nacionais para garantir que os programas sejam eficazes, nacionais e sustentáveis.

Espero anunciar no próximo ano, nesta ocasião, que temos feito progressos consideráveis ​​no sentido de remover os obstáculos que impedem as pessoas que usam drogas, bem como pessoas na prisão, de acessar os serviços de prevenção, tratamento e atenção integral do HIV que eles precisam e merecem.

Alcançar zero discriminação é uma meta que exige liderança e compromisso também a nível pessoal. Eu encorajo a todos, a partir deste ano, em nossas vidas pessoais e profissionais, a desempenhar um papel ativo e dizer não para o estigma e a para a discriminação relacionados ao HIV.

Todas as notícias