Questões globais sobre drogas serão foco de reunião de alto nível da ONU em Viena amanhã

Viena, 12 de março de 2014 - A situação atual do mundo em relação ao uso e ao tráfico de drogas será abordada em uma série de reuniões e eventos a partir desta quinta-feira, 13 de março, na sede das Nações Unidas em Viena, na Áustria. Os Estados Membros abrirão as discussões com a Revisão de Alto Nível da Declaração Política e do Plano de Ação de 2009, que se centrará sobre a redução da oferta e da demanda de drogas, juntamente com os aspectos financeiros e judiciais cruciais para lidar com esta questão.

A Declaração Política de 2009 reforçou o compromisso dos Estados Membros com as três convenções internacionais de controle de drogas, que sustentam o sistema internacional de controle de drogas. Além disso, um plano de ação foi estabelecido para reduzir ou eliminar o impacto das drogas ilícitas e avaliar seus efeitos sobre áreas como saúde pública, Estado de Direito, direitos humanos e conflitos armados, entre outras questões.

Estima-se que a heroína, a cocaína e outras drogas matem mais de 200 mil pessoas anualmente. A reunião de alto nível se concentrará na análise da aplicação deste plano de ação em todo o mundo, o que representa um marco importante na preparação para a Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU sobre o problema mundial das drogas em 2016.

A 57ª Sessão da Comissão de Narcóticos (CND) será realizada na próxima semana, reunindo representantes de Estados Membros, organizações inter-governamentais, sociedade civil e meios de comunicação para discutir diferentes abordagens e desenvolver formas mais eficazes para trabalhar em conjunto nas questões para combater o problema mundial da droga. A sessão de abertura será realizada no dia 13 de março às 10h, no Centro Internacional de Viena.

Ao longo da CND haverá um extenso programa de reuniões e eventos paralelos, incluindo painéis de discussão sobre novas substâncias psicoativas, reduções no consumo de drogas e no tráfico, entre outros. Notáveis ​​convidados e participantes incluem a Rainha Silvia da Suécia, o Secretário Geral Adjunto da ONU, Jan Eliasson, o Diretor Executivo do UNAIDS, Michel Sidibe, e muitos outros.

Acompanhe a CND noTwitter usando a hashtag #CND2014 e seguindo @UNODC.

Informação relacionada:

Revisão de Alto Nível

Comissão de Narcóticos

Todas as notícias