UNODC apoia oficinas na Argentina sobre acessibilidade de usuários de drogas a serviços de saúde

 

Oficinas de capacitação na Argentina

Buenos Aires, 24 de Setembro de 2014 - Começaram na semana passada no Município de Matanza e em Bariloche, na Argentina, as primeiras oficinas de capacitação realizadas pela associação civil Intercâmbios AC com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), e com a Direção de Aids e DST do Ministério da Saúde argentino. As oficinas são voltadas para profissionais das equipes de saúde e membros de organizações da sociedade civil, visando diminuir o estigma e a discriminação contra os usuários de drogas e facilitar o acesso dos mesmos aos serviços de saúde disponíveis em suas comunidades, com foco nos serviços de HIV/Aids.

A Assessora Regional de HIV/Aids do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC, Carola Lew, observou que "a Argentina é um dos países selecionados pelo UNODC como de alta prioridade para reduzir a epidemia de HIV entre as pessoas que usam drogas". Dentro desta iniciativa, e em consulta com a Direção de Aids e DST do Ministério da Saúde da Argentina, foi elaborado um plano de ação que inclui aumentar a acessibilidade aos sistemas de saúde. "As pessoas que usam drogas são consideradas uma das populações que correm maior risco de infecção por HIV, e uma das causas desta maior vulnerabilidade é o estigma e a discriminação que muitas vezes limita ou inibe o acesso e o uso dos serviços de saúde disponíveis", afirmou Lew. "Por isso, estas oficinas são voltadas a profissionais de atenção básica à saúde, que tem contato permanente com a população de usuários de drogas. Também possui como objetivo atualizar conceitos e identificar as necessidades e os recursos disponíveis para melhorar a atenção básica", explicou a Assessora do UNODC.  

A abertura da primeira oficina, realizada na Região Descentralizada Noroeste do Município de Matanza, contou com a participação da Diretora de Programas Sanitários do Município, Gabriela Hamilton; o Chefe do Programa Municipal de HIV/Aids, Jorge Pueyo; e Juan Sotelo, da Direção de Aids e DST do Ministério de Saúde da Argentina. Os palestrantes da Intercâmbios AC foram Paula Goltzman e Araceli Galante.

No dia 18 foi realizada a segunda oficina em Bariloche, no edifício Unter. Estiveram presentes Carola Lew do UNODC, Julia Recchi e Juan Sotelo da Direção de Aids e DST do Ministério de Saúde da Argentina, Maria José Corominas do Programa Provincial de HIV do Rio Negro, René Roa da ONG DeSida para a Vida-Bariloche, e Alfonso Zuñiga e Juan Manuel Cristiani do Centro de Prevenção de Dependências do Município de Bariloche. As palestrantes da Intercâmbios AC foram Diana Rossi e Maria Pia Pawlowicz.

* Com informações da Intercâmbios AC

Todas as notícias