Oficina em Manaus discute aplicação da lei e prevenção e tratamento para HIV/Aids associados ao uso de drogas

Ana Lúcia Ferraz, Secretário Aírton Ângelo, Nara Santos e Georgiana Braga. 

Manaus, 30 de setembro de 2014 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realizou em Manaus, nos dias 25 e 26 de setembro, uma oficina sobre aplicação da lei e prevenção e tratamento para HIV/Aids em contextos de uso de drogas.

O evento contou com a participação de gestores da área de saúde, profissionais de segurança pública, operadores do direito e representantes da sociedade civil, com o objetivo de promover a interlocução entre importantes frentes nos campos da saúde e da justiça e fomentar o debate sobre as necessidades de usuários de drogas e de pessoas vivendo com HIV.

Durante a sessão de abertura, a Oficial de Programa de HIV/Aids do UNODC, Nara Santos, comentou que "no mundo se reconhece que, apesar dos avanços no diagnóstico, prevenção e tratamento de HIV/Aids, nós ainda perdemos muitas oportunidades com certos grupos. Pessoas que usam drogas, por exemplo, ainda não possuem acessos a todos esses avanços".

Também participaram da sessão a Coordenadora da Coordenação de Prevenção e Articulação Social (CPAS) do Ministério da Saúde, Ana Lúcia Ferraz Amstalde, a Diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids no Brasil (UNAIDS), Georgiana Braga-Orillard, e o Secretário da Secretaria de Estado e Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas, Aírton Ângelo Claudino.

A oficina foi realizada no âmbito do Projeto AMAZONAIDS, uma iniciativa do UNAIDS, em vigor desde 2008, em parceria com as agências da ONU, a Embaixada dos Países Baixos, o Fórum de ONG/Aids do estado do Amazonas, além dos governos federal, estadual e dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga. O AMAZONAIDS busca fortalecer as capacidades locais para melhorar a resposta à epidemia da aids, bem como harmonizar as intervenções das agências da ONU e de outros parceiros para otimizar o uso dos recursos técnicos e financeiros, alinhando as atividades com as prioridades dos governos locais. O UNODC é uma das agências co-patrocinadoras do UNAIDS e integra o Grupo Temático sobre HIV/Aids no Brasil.

  Todas as histórias