Discussão sobre HIV foca na necessidade de respostas adequadas nos sistemas prisionais

16 de outubro de 2014 - A mensagem global sobre o enfrentamento ao HIV/AIDS é clara - ninguém deve ser deixado para trás. Entretanto, 30 milhões de homens e mulheres passam pelo sistema prisional todos os anos e são, por muitas vezes, negligenciados por estratégias nacionais e compromissos globais; o tempo para reverter à onda de HIV em prisões é cada vez mais curto. Tal resposta também deve incluir profissionais que trabalham nas prisões e devem oferecer atenção especial às mulheres nas prisões.

O Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, abriu hoje em Viena a Consulta Global para prevenção e tratamento para o HIV/Aids, atenção e suporte às pessoas vivendo com HIV/Aids em sistemas prisionais. A reunião, abordando as necessidades do HIV entre populações prisionais e profissionais, é parte do mandato do UNODC de garantir que esforços globais sejam intensificados para combater grandes lacunas e disparidades existentes na resposta ao HIV em prisões.

Fedotov, referindo-se à urgente necessidade de abordar amplamente à resposta ao  HIV e outras demandas na área de saúde entre a população prisional e profissionais atuando no sistema prisional, afirmou "A atenção à saúde no sistema prisional é um direito garantido pelo direito internacional, assim como por leis, diretrizes, declarações e pactos internacionais. A população prisional deve ter acesso a tratamento médico e a medidas preventivas sem discriminação em razão de suas situações legais". Ele destacou a necessidade de nutrir e fortalecer a colaboração e a integração entre as partes interessadas, incluindo ministérios da saúde, outros ministérios com responsabilidades junto ao sistema prisional, sociedade civil e serviços de base comunitária.

A Consulta Global trouxe participantes de vinte e sete países, organizações da sociedade civil e agências da ONU, e proporcionou aos participantes um fórum de compartilhamento de experiências. A reunião também serviu como um observatório de boas práticas no desenvolvimento e implantação de programas de combate ao HIV em sistemas prisionais e como uma plataforma para identificar desafios comuns e soluções.                            

As sessões da reunião contaram com participantes do Quirguistão, África do Sul, Irã e Zâmbia, que compartilharam suas experiências na implantação de serviços incluídos no Conjunto Abrangente de Intervenções para Prevenção, Tratamento e Atenção ao HIV em Sistemas Prisionais, lançado pelo UNODC, OIT, PNUD, OMS e UNAIDS em 2013. O conjunto contém uma série de quinze intervenções-chave recomendadas que são essenciais para a prevenção, o tratamento e a atenção efetivos ao HIV em sistemas prisionais

Mais informações em:

UNODC e HIV/AIDS no sistema prisional

Publicações do UNODC sobre HIV no sistema prisional

Observações do Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov

Todas as histórias