Aracaju recebe Encontro Nacional sobre Drogas e Redução de Danos

Brasília, 17 de novembro de 2014 - Entre 11 e 14 de novembro Aracaju, capital do Sergipe, foi sede do XI Encontro Nacional de Redução de Danos, com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Durante estes dias, ativistas, pesquisadores, representantes governamentais e de organismos internacionais discutiram as políticas públicas relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas, e trocaram experiências sobre o tema.

     Reunião Técnica

Previamente ao encontro, foi realizada a Reunião Técnica sobre Estratégias de Prevenção às DST, Aids e Hepatites Virais para Pessoas que Usam Drogas. O principal resultado desta reunião foi a criação de um grupo de trabalho sobre redução de danos. Para Nara Santos, oficial de programa de HIV/Aids do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), é necessária uma articulação maior com o Congresso Nacional, visando a criação de espaços de discussão sobre Direitos Humanos e uso de drogas. Monica Malta, da Fiocruz, sugeriu a formação de um Grupo de Trabalho para discutir a criação de linhas de financiamentos e pesquisa em Redução de Danos, além de identificar boas práticas que podem ser replicadas em outras regiões.

Durante a abertura do encontro, foram feitas homenagens aos organismos que participam da parceria e ajudam na construção de melhores políticas de Redução de Danos. O UNODC foi homenageado pela Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA) por seu trabalho sempre progressista na luta por um mundo melhor. A homenagem foi recebida por Nara Santos, reconhecida também por seu empenho pessoal nesta parceria.

Nara Santos recebe homenagem ao UNODC

Como parte das atividades do encontro, foram exibidos 50 trabalhos selecionados, em formato de poster, que ilustraram experiências em DST/Aids, Hepatites Virais e Saúde Mental além de reflexões sobre interdisciplinariedade, formação e controle social. A programação do encontro abordou ainda outros temas relevantes como a articulação internacional e o debate sobre uso da maconha em tramitação no Congresso Nacional.

Para Domiciano Siqueira, presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), entidade promotora do evento, "o encontro é o ponto alto da discussão sobre enfrentamento da questão do uso de álcool e drogas no Brasil, pois reúne todos os segmentos que trabalham com e temática e proporciona ampla troca de vivências e articulações".

Ao final do encontro, foi elaborada uma carta com todos os pontos discutidos e acordados durante o evento. A carta destaca os pontos fundamentais que devem ser melhorados para o enfrentamento da realidade e para a efetiva redução de danos no País: saúde, educação, assistência social, habitação e recuperação dos Direitos Humanos no Brasil. Para ver mais detalhes da carta, clique aqui.

A atividade contou com apoio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), entre outros.

 A programação completa está disponível no site http://abordabrasil.blogspot.com.br

 

 Abertura do Encontro

Apresentação UNODC

Primeiro dia de debates

Posters

Encerramento do encontro