UNODC e CGU celebram Dia Internacional de Combate à Corrupção

     Adilson da Cruz recebe Prêmio UNODC

Brasília, 08 de dezembro de 2014 - "Mais vale um real suado do que 100 roubados". Este é o pensamento de Adilson Luiz da Cruz, o taxista de São Paulo que encontrou em seu táxi 40 ingressos da Copa do Mundo e os devolveu aos seus donos. Adilson recebeu o prêmio UNODC "Destaque na Luta contra a Corrupção", em evento realizado hoje em Brasília.

O Ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, também foi premiado por sua atuação contundente à frente da CGU no enfrentamento à corrupção.

A entrega dos prêmios ocorre em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, instituído pela Organização das Nações unidas em 2003, por meio de uma proposta brasileira.

No evento, realizado pela CGU em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Ministro fez um pronunciamento em que destacou os avanços do Brasil em matéria de combate à corrupção e os grandes desafios que o País ainda terá que enfrentar para garantir políticas mais eficazes e transparentes.

Jorge Hage, Ministro-chefe da CGU recebe o Prêmio UNODC

Para o Ministro, no período relativamente curto de existência da CGU foi possível realizar grandes avanços no enfrentamento à corrupção: "seguimos à risca as quatro funções principais da CGU que são o controle interno do poder executivo, realizando auditorias, orientações e recomendações para a atuação dos servidores federais; a correção, com ações repressivas a agentes e empresas; a transparência, para permitir o controle social e a ouvidoria, canal fundamental para a participação popular. Por meio desta atuação já conseguimos evitar e corrigir muitos casos de corrupção", explica Hage.

Segundo Rafael Franzini, Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, a corrupção traz graves problemas à sociedade: "a corrupção é um instrumento potencializador do crime organizado, porque, para que haja o tráfico de pessoas, de armas e de drogas, a corrupção é necessária. É por isso que o UNODC pede que a população ajude a quebrar a corrente da corrupção".

Ainda de acordo com Franzini, a parceria entre o UNODC e a CGU é um grande exemplo de como as Nações Unidas podem trabalhar em conjunto com os países no enfrentamento de um fenômeno tão complexo como a corrupção.

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexander Ellis, destacou que o maior custo da corrupção é a desconfiança que se gera a partir de ações ilícitas. Com maior falta de confiança, se criam mais leis e os processos se tornam ainda mais rígidos. "A corrupção é fonte de injustiça social, porque quem perde mais nessa cadeia é o pobre, que tem seus direitos fundamentais negados, já que os recursos públicos foram desviados.", conclui Ellis.

A cerimônia contou também com a presença de representantes dos demais órgãos responsáveis pela defesa do patrimônio público brasileiro, como Tribunal de Contas da União, Ministério Público, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras e Advocacia-Geral da União, entre outros. Durante a solenidade, além da apresentação pela CGU das ações implementadas durante o ano para combater a corrupção, houve a premiação dos vencedores do 6º Concurso de Desenho e Redação e do 2º Concurso de Boas Práticas, ambos realizados pela CGU.

Ao finalizar a cerimônia, o Ministro-chefe da Corregedoria Geral da União anunciou, em entrevista à imprensa, que enviou sua carta de demissão à presidenta Dilma Rousseff. Segundo Hage, depois de 12 anos na CGU, sendo nove como ministro, já é momento de descansar e deixar que próximas gerações continuem este trabalho.

Mesa de abertura do evento