UNODC e Ministério da Saúde realizam missão conjunta a Campo Grande para acompanhar ações de testagem de HIV/Aids

 

Brasília, 04 de Fevereiro de 2015 - No dia 22 de janeiro; por ocasião da visita da Chefe da Seção de HIV da sede do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em Viena, Monica Beg, ao Brasil; o  UNODC e o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde organizaram uma missão a Campo Grande, para conhecer o trabalho realizado pela associação Águia Morena que faz intervenções junto às populações em situações de vulnerabilidade, para a testagem de HIV com o método de fluído oral.

Desde 2013, o UNODC vem apoiando a iniciativa do Ministério da Saúde conhecida como "Viva Melhor Sabendo", que tem o objetivo de aumentar o acesso a testes rápidos, que usam fluído oral como amostra e que contam com a parceria com 54 ONGs. O projeto tem como foco populações que usam álcool e outras drogas; gays e outros homens que fazem sexo com homens; profissionais do sexo, travestis e transsexuais.

Com a iniciativa, 11.413 pessoas foram testadas, dentre elas 1.966 usam drogas (1,9% foram identificadas como HIV positivas e foram encaminhadas aos serviços de saúde).

Uma das 54 ONGS que participam da iniciativa é a Associação de Redução de Danos Águia Morena. Por desenvolver um dos projetos estratégicos e por seu desempenho, foi organizada uma missão a Campo Grande para demonstração da experiência ao UNODC.

Durante todo o dia, a equipe do UNODC visitou diferentes pontos da cidade sob intervenção da Associação Águia Morena.

A equipe do UNODC pôde acompanhar todo o processo de abordagem, conscientização, testagem e aconselhamento realizado pelo pessoal qualificado da associação.

Para Monica Beg foi impressionante ver a dedicação e compromisso do governo e da sociedade civil, que procuram chegar até essa população que faz uso de cocaína fumada e vive em situação vulnerável nas ruas, vivenciando o estigma, a discriminação, diferentes formas de violência com ações de diagnóstico, prevenção e assistência para o HIV, a AIDS, as hepatites virais. 

Todas as histórias