Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon para o Dia Mundial da Vida Silvestre 2015

 

Nova York, 27 de fevereiro de 2015 - A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou o dia 3 de março -  aniversário da aprovação da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES) - como o Dia Mundial para a Natureza. Nesta segunda celebração do Dia, o sistema das Nações Unidas, seus Estados-membros e uma ampla gama de parceiros de todo o mundo estão destacando a mensagem simples, embora firme, de que "é hora de levar a sério os crimes contra o meio ambiente".

O comércio ilegal de animais silvestres se tornou uma forma sofisticada de crime transnacional, comparável a outros exemplos nocivos, como o tráfico de drogas, seres humanos, produtos piratas e petróleo. Essa prática é impulsionada pelo aumento da demanda e, muitas vezes, facilitada pela corrupção e má governança. Há fortes evidências do envolvimento crescente de redes de crime organizado e de grupos armados paramilitares.

O comércio ilegal de animais silvestres mina o Estado de Direito e ameaça a segurança nacional, degrada ecossistemas e é um grande obstáculo para os esforços das comunidades rurais e dos povos indígenas que lutam para gerir de forma sustentável os seus recursos naturais. A luta contra esse crime é essencial não apenas para os esforços de conservação e de desenvolvimento sustentável, que irão contribuir para o alcance da paz e da segurança em regiões conturbadas, onde os conflitos são alimentados por essas atividades ilegais.

Levar a sério os crimes contra a natureza significa conseguir o apoio de todos os setores da sociedade envolvidos na produção e consumo de produtos da fauna silvestre, que são amplamente utilizados como medicamentos, alimentos, materiais de construção, móveis, cosméticos, roupas e acessórios. Os esforços de aplicação da lei devem ser apoiados por toda a comunidade. Empresas e o público em geral, em todos os países, podem desempenhar um papel importante, por exemplo, recusando-se à compra ou à venda em leilões ilegais de marfim ou de chifres de rinoceronte, e insistindo que os produtos provenientes dos oceanos do mundo e das florestas tropicais sejam legalmente obtidos e provenham de origem sustentável.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, encorajo a todos os consumidores, fornecedores e governos a tratar os crimes contra a vida silvestre como uma ameaça ao nosso futuro sustentável. É hora de levar a sério os crimes contra o meio ambiente. 

Todas as notícias