Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes lança o Relatório Anual de 2014

Viena, 04 de Março de 2015 - A cada ano, a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE, ou International Narcotics Control Board - INCB) desenvolve um relatório que traz análises sobre a situação do controle de drogas, chama atenção para o cumprimento dos tratados e recomenda melhorias nos níveis nacionais e internacionais.

O Relatório Anual de 2014 traz a informação de que 75% das pessoas em todo o mundo não têm acesso a drogas contra a dor. De acordo com a JIFE, também houve um aumento de 66% no consumo mundial de metilfenidato, um estimulante usado principalmente no tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Cerca de 5,5 bilhões de pessoas ainda têm pouco ou nenhum acesso a medicamentos contendo drogas como codeína e morfina, deixando 75% da população mundial sem acesso a tratamento adequado para aliviar a dor, afirmou, nesta terça-feira (03), a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE), sediada em Viena (Áustria), no seu Relatório Anual de 2014, lançado hoje. O relatório diz ainda que cerca de 92% da morfina utilizada em todo o mundo é consumida por apenas 17% da população mundial, que vive principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Europa Ocidental, Austrália e Nova Zelândia.

O documento lembra também que no último ano houve um aumento de 11% no número de novas substâncias psicoativas, com 388 substâncias únicas identificadas em 2014, em comparação com 348 no ano anterior. A extensão do uso de novas substâncias psicoativas (NPS) em nível mundial ilustra a natureza dinâmica do problema destas drogas.

Os Relatórios estão baseados em informações que os governos e organizações internacionais enviam à JIFE. O Relatório Anual é complementado por relatórios detalhados sobre drogas, substâncias narcóticas e psicotrópicas e precursores químicos - que podem ser usados na produção ilegal de drogas.

Saiba mais sobre esta publicação neste link:  www.unis.unvienna.org/unis/en/events/2015/incb_2015.html

Todas as histórias