CND abre sua 58ª sessão, em Viena, com foco na UNGASS 2016

Viena, 09 março de 2015 - Ao encontrar os delegados no início da 58ª Sessão da Comissão de Narcóticos (CND), hoje, o Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, elogiou o papel vital da CND como um corpo de políticas em matéria de entorpecentes no âmbito do sistema das Nações Unidas.

Fedotov disse que trabalhar com a Comissão permitiu ao UNODC "implementar de forma integrada, respostas inter-regionais que ligam os programas nacionais, regionais e globais do UNODC no enfrentamento aos desafios de drogas ilícitas".

Ele salientou que a Comissão ajudou a organização, com sede em Viena, a alcançar uma maior coerência estratégica e operacional, bem como proporcionar um apoio efetivo aos países embasados nas convenções internacionais de controle de drogas e nas normas de direitos humanos. O trabalho duro de enfrentar a oferta e demanda de drogas ilícitas, disse Fedotov, foi feito todos os dias e foi o resultado de esforços coletivos do UNODC e da Comissão.

Fedotov observou que o trabalho do UNODC procura "proteger a saúde das pessoas, incluindo aquelas vivendo com HIV e/ou hepatites; garantir o acesso aos serviços de tratamento e medicamentos essenciais; promover os direitos humanos fundamentais; construir meios de subsistência alternativos viáveis e impedir a exploração dos mais vulneráveis pelo crime".

Este ano, um segmento especial com duração de quatro dias será realizado em preparativos para a Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU (UNGASS) sobre o problema mundial das drogas, em 2016. Depois disso, entre os dias 13 e 17 de março, o segmento ordinário da Comissão incluirá deliberações sobre projetos de resolução e o alcance de controle das substâncias.

Esta sessão da CND reúne cerca de 1.000 delegados representando os Estados-membros, organizações intergovernamentais, da sociedade civil e da mídia para uma discussão global sobre o problema das drogas. Este ano, a Comissão discute 12 projetos de resolução; 65 eventos paralelos também serão realizados em paralelo à comissão, bem como numerosas palestras. 

Mais informações: 

Commission on Narcotic Drugs, 58th Session - information and programme of events

CND Draft Resolutions to be discussed

Executive Director Yury Fedotov's full speech at the CND Opening

2016 Special Session of the UN General Assembly on the World Drug Problem

Todas as histórias