UNODC organiza em São Paulo reunião regional de preparação para a UNGASS 2016

 

São Paulo, 22 de Junho de 2015 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), organiza entre os dias 22 e 23 de Junho, em São Paulo, o evento Diálogos Regionais sobre Políticas de Drogas e HIV. A reunião faz parte de uma série de diálogos regionais sobre políticas de drogas e HIV que estão sendo organizadas pelo UNODC durante todo o ano de 2015, em preparação para a  Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Drogas (UNGASS) 2016 e para a Reunião de Alto Nível sobre HIV/Aids em 2016. 

Nesse contexto, o evento tem o objetivo de oferecer insumos técnicos aos participantes para contribuir nos debates em curso nos níveis nacional, regional e internacional no período que antecede a UNGASS sobre Drogas e a Reunião de Alto Nível sobre HIV/Aids em 2016.

O evento conta com a participação de representantes governamentais das áreas de drogas e HIV de dez países da região da América Latina e Caribe, representantes das Nações Unidas e membros da sociedade civil.

 

O Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini destacou a importância desses diálogos regionais na medida em que eles tem proporcionado um ambiente fundamental de discussão e preparação dos governos e sociedade civil para a realização da UNGASS 2016.

Também participaram da mesa de abertura, o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Brasil, Vitore Maximiano, que destacou a importância para o debate da relação entre delitos relacionados às drogas e o encarceramento, um tema com grande visibilidade neste momento na região, e o Diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde do Brasil, Fabio Mesquita, para quem  é importante apoiar a organização dos debates na América Latina para dar visibilidade às questões associadas ao uso não injetável de drogas nas políticas públicas globais.

Fabienne Hariga, especialista senior da equipe de HIV da sede do UNODC em Viena, apresentou um panorama global sobre o HIV entre pessoas que fazem uso injetável de drogas.

Na sequência, representantes de organismos governamentais e da sociedade civil apresentaram o panorma regional.

Um dos representantes da sociedade civil, Aura Roig, mencionou que é preciso avançar na legitimação da Rede de pessoas que usam drogas e articular de maneira explicita os pontos que os estados devem assumir para lidar com o fenômeno do uso de drogas, com a  perspectiva de uma sociedade democrática que respeita os direitos humanos. Além disso, ela destacou a importância da participação das pessoas que usam drogas na tomada de decisões sobre políticas de drogas e programas de intervenção.  É importante elaborar um modelo de participação e representação efetivos. As organizações da sociedade civil precisam ter espaços mais amplos de atuação e ter maior influência nas tomadas de decisão, completou Aura.

Saiba Mais sobre os Diálogos

Entre janeiro e dezembro de 2015, serão realizados sete diálogos regionais sobre Políticas de Drogas e HIV nas seguintes regiões: Europa Oriental e Ásia Central, Sudeste da África, América Latina e Caribe, sul da Ásia, Sudeste da Ásia, África Ocidental e norte da África e Oriente Médio.

A seleção dos países participantes das consultas regionais e o desenvolvimento das agendas são sempre elaborados em estreita colaboração com os parceiros pertinentes, incluindo as organizações da sociedade civil regionais e globais. No total, representantes de 70 países participarão dos diálogos, além de 42 organizações da sociedade civil e 5 agências das Nações Unidas (UNODC - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, UNAIDS - Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, OMS - Organização Mundial da Saúde e BM - Banco Mundial).

Todas as notícias