Começa hoje no Brasil a Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Brasília, 27 de julho de 2015 - Para lembrar à sociedade sobre o dia 30 de julho, Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, vários estados brasileiros iniciam hoje a Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Serão realizados eventos, seminários, palestras, audiências públicas e caminhadas, e monumentos importantes serão iluminados.

Essas ações fazem parte da Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), implementada no Brasil em parceria com o Ministério da Justiça e com o apoio institucional do Grupo Globo. O objetivo da campanha é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre este crime, que ainda afeta a milhares de pessoas em todo o mundo. A campanha também destaca os mecanismos de denúncia, fundamentais para a investigação e conclusão dos casos.

Campanha UNODC

O UNODC pede a pessoas de todo o mundo que compartilhem suas fotos nas redes sociais com a hashtag #douesperança. Essa ação representa o compromisso da sociedade com as vítimas do tráfico de pessoas.

Campanha no Brasil

 

Com o mote "Para que o sonho não vire armadilha", a campanha brasileira, desenvolvida pelo Ministério da Justiça, e replicada pela Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas nos Estados, tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos de aceitar propostas de trabalho suspeitas.

Eventos

Distrito Federal

Abertura da Semana de Enfrentamento no Distrito Federal

 

Autoridades, Servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Distrito Federal, representantes do UNODC e sociedade civil participaram da Abertura da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas realizada no dia 27 de Julho, na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília.

Durante a abertura, o Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, destacou a importância de ações como essa para o enfrentamento ao tráfico de pessoas: "a conscientização da população é chave para prevenir que o tráfico de pessoas aconteça. Por isso, parabenizamos iniciativas como essa e reforçamos nosso compromisso com as sociedades por meio da Campanha Coração Azul."

Sessão Solene na Câmara dos Deputados

 

Hédel Torres, Davi Brasil, Luiz Couto, Nivio Nascimento e Ronaldo Campos

Em uma sessão solene realizada no dia 14 de julho, em Brasília, a Câmara dos deputados fez uma homenagem à Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas. O presidente da sessão, Deputado Luiz Couto, destacou em sua fala medidas de enfrentamento ao tráfico de pessoas que vem sendo tomadas tanto no cenário internacional, como nacional, destacando o projeto de lei 7370 de 2014 que já foi aprovado na Câmara dos Deputados e que aguarda aprovação no Senado Federal. Couto também chamou a atenção para o elevado de número de vítimas desse crime, dando especial destaque para mulheres e crianças.

Para ver a lista de eventos e ações programadas para a Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, clique  aqui.

Monumentos e edifícios iluminados

Diversos monumentos serão iluminados ao longo da semana para chamar a atenção para esta causa.

Salvador  
Foto: Max Haack/Agecom

 

São Paulo  
Foto: César Ogata/Secom

 

Saiba Mais

Campanha Coração Azul

Todas as histórias