UNODC participa de apresentação do programa Cuidando da Vida do Governo do Distrito Federal

 

Brasília, 27 de Agosto de 2015 - "O título "Cuidando da Vida" já demonstra o alinhamento do projeto com o que o UNODC preconiza em relação à atenção ao uso problemático de drogas. Quando esse uso acontece em contextos de grande vulnerabilidade social há muito mais para ver além do uso da droga em si", afirmou Nara Santos, Oficial de programa de HIV/Aids do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, durante a apresentação do programa Cuidando da Vida do Governo do Distrito Federal. O programa que, foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social do GDF, é voltado a pessoas que usam drogas e que vivem em situação de rua na área central de Brasília. Segundo estimativas, há pelo menos 1,3 mil pessoas nessa situação na capital federal.

 A ideia é trabalhar diretamente com o público-alvo e criar uma rede integrada por governo e sociedade civil. "Vamos conversar com os usuários e saber deles quais são as principais demandas", explica o coordenador da iniciativa, Alexandre Reis, segundo o qual as substâncias que mais causam problemas para essa parcela da população são o crack e o álcool. O grupo responsável pelo Cuidando da Vida pretende também testar e adaptar metodologias de reinserção social bem-sucedidas em outros países, como no México.

 Durante o lançamento, a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador Rodrigo Rollemberg, ressaltou a importância de envolver a sociedade na criação de vínculos com o público-alvo. "Muitas dessas pessoas não têm família, e temos de fazer um trabalho de acolhimento e apadrinhamento; a ação voluntária nesses casos pode ser fundamental."

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcos Pacco, a intenção do governo é ampliar a rede para as outras regiões administrativas. "Há um olhar muito grande nesse momento voltado para Brasília porque, caso tenha êxito aqui, o programa poderá ser replicado para todo o País", acrescentou. Estava também no evento o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano.

O trabalho é uma parceria da pasta com as Secretarias de Educação, da Segurança Pública e da Paz Social, de Saúde, de Justiça e Cidadania, do Trabalho e do Empreendedorismo, da Cultura e do Esporte e Lazer, entre outros órgãos distritais que integram o Comitê de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Tem ainda o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça.

Com informações do site do Governo do Distrito Federal

Todas as histórias