UNODC participa do XVI Seminário Internacional Ética na Gestão

Brasília, 27 de outubro de 2015. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) participou, no último dia 23 de outubro, em Brasília, do XVI Seminário Internacional Ética na Gestão: Educação para a Ética. O evento, com duração de dois dias, 22 e 23 de outubro, foi organizado pela Comissão de Ética Pública, ocorre anualmente e tem como principais objetivos compartilhar experiências e instrumentos para a disseminação da ética no Poder Executivo Federal, avaliar o progresso nas ações de gestão da ética na Administração Pública Federal, e promover debates que envolvam agentes públicos, especialistas e a sociedade civil.

O Representante do UNODC, Rafael Franzini, proferiu palestra sobre "Ética, corrupção e seus mecanismos internacionais de prevenção e combate" no quarto painel do evento, entitulado "A experiência internacional na promoção da integridade".  Em sua fala, Rafael Franzini discorreu sobre o conceito de corrupção, as convenções internacionais de combate à corrupção e as diversas medidas preventivas que devem estar presentes no setor público e privado. A corrupção foi apresentada sob uma perpectiva de problema ético e problema institucional e ressaltou-se que a honestidade requer a capacidade de auto-controle. Segundo Franzini "Todos nós, em algum momento, estamos sujeitos a cometer deslizes que somados, podem causar grandes impactos na sociedade; por isso, precisamos ter clareza dos nossos limites".

Franzini apresentou também os treinamentos oferecidos pelo UNODC com relação à prevenção e combate da corrupção que são baseados na metodologia do "aprender-fazendo"  e buscam o alcance de melhores práticas. A lavagem de dinheiro, a cooperação jurídica internacional, o confisco de bens e a recuperação de ativos  também foram temas abordados.

Todas as histórias