UNODC promove diálogo sobre uso de drogas durante o pré-congresso de HIV/Aids e Hepatites Virais em João Pessoa

 

Brasília, 18 de Novembro de 2015 - Com a presença de cerca de 100 pessoas, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realizou no dia 17 de novembro de 2015, em João Pessoa, um Diálogo sobre aplicação da lei em contextos de uso de drogas e o acesso às ações de promoção do diagnóstico prevenção, tratamento e cuidado em HIV/Aids.

A discussão foi organizada no âmbito das atividades pré-congresso do 10º Congresso de HIV/AIDS e 3º Congresso de Hepatites Virais - "Novos Horizontes, Novas Respostas", realizado pelo Ministério da Saúde de 17 a 20 de novembro em João Pessoa.

 

A atividade teve como objetivo promover um debate sobre a atuação de profissionais do campo da segurança pública e o seu impacto nas ações voltadas à prevenção e assistência em relação ao HIV em contextos de uso de drogas, especialmente em relação à atuação da sociedade civil.

O encontro foi dividido em dois momentos. Durante um primeiro momento, a discussão abordou o uso de drogas e a perspectiva do cuidado sob o olhar da segurança pública, do direito e da justiça criminal. Estiveram presentes, nessa mesa, o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Robson Rodrigues, da representante da Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas (PBPD), Andrea Galassi e do professor de Direito Penal e Criminologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e das Faculdades de Campinas (FACAMP) Maurides Ribeiro, com moderação do Marcos Guimarães do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde.

 

Em um segundo momento a atividade discutiu o olhar da saúde para o uso de drogas e a perspectiva do cuidado. A coordenadora de Prevenção do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Ana Lúcia Ferraz, a Oficial de Programa de HIV/Aids do UNODC, Nara Santos, o representante da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), Liandro Lindner e a conselheira da R ede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (REDUC), Celi Cavallari estiveram presentes na mesa. A Assiste nte de Programa do UNODC, Roberta Ataídes, fez a moderação da discussão.

"O encontro foi uma oportunidade inédita de promover no Congresso sobre HIV e hepatites um espaço de diálogo entre representantes da sociedade civil atuando na redução de danos e a polícia militar debatendo possibilidades de uma atuação coordenada", afirmou Nara Santos.

Mais informações no site do Congresso:  http://aidshvbrasil2015.aids.gov.br/

Todas as histórias