Mensagem do Secretário Geral no Dia Internacional Contra a Corrupção 

 

Nova York, 09 de Dezembro de 2015 - A atitude em relação à corrupção mudou drasticamente em todo o mundo. Enquanto houve uma época em que consideravam-se o suborno, a corrupção e os fluxos financeiros ilícitos como parte dos custos do processo de fazer negócios, hoje, a corrupção é amplamente considerada (com razão) uma prática criminosa e corrosiva.

A nova agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável constitui-se o nosso plano para acabar com a pobreza e garantir uma vida decente para todos, reconhecendo a necessidade de combater a corrupção em todas as suas vertentes, apelando à redução significativa dos fluxos financeiros ilícitos e à recuperação dos ativos roubados.

A corrupção tem consequências desastrosas para o desenvolvimento, quando tem os fundos destinados às escolas, postos de saúde e outros serviços públicos essenciais desviados e colocados nas mãos de criminosos ou funcionários corruptos.

A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção é uma plataforma integral para os governos, organizações não-governamentais, sociedade civil e indivíduos. A qual através da prevenção, criminalização, cooperação internacional e recuperação de ativos promove o progresso global para acabar com a corrupção.

Para marcar o Dia Internacional contra a Corrupção, peço que juntemos esforços para enviar uma mensagem a todos de firme rejeição contra a corrupção e a sua adesão, haja vista os princípios da transparência, responsabilização e boa administração. Isso beneficiará as comunidades e os países e ajudará a inaugurar um futuro melhor para todos.

Todas as histórias