Segundo Estudo Departamental sobre a Prevalência do Uso de Drogas, Fatores de Risco e Prevenção na juventude escolar é divulgado no Paraguai

Assunção, 18 de Dezembro de 2015 - Em 18 de dezembro, no Centro Paraguaio de Educação Continuada -  PRODEPA , ocorreu a apresentação do Segundo Estudo Departamental sobre a Prevalência do Uso de Drogas, Fatores de Risco e Prevenção na juventude escolar com 12 anos ou mais , desenvolvido em 2014 .

Este estudo foi elaborado sob a orientação do Sub Programa 3 do Programa Nacional Integrado para o Paraguai do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC , que foi liderado pelo Observatório paraguaio de Drogas da Secretaria Nacional Antidrogas ( SENAD ), em coordenação com o Ministério da Educação e Cultura , o Ministério de Saúde Pública e Bem-Estar Social , o Governo do Departamento Central e da cidade de Luque, com o apoio da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas - CICAD - OEA .

Ademais, o estudo teve o objetivo de conhecer a magnitude e as características do consumo de drogas lícitas e ilícitas entre a população escolar de ambos os sexos, de 12 anos ou mais,assim como das instituições públicas e privadas em cidades com mais de 30.000 habitantes.

As entrevistas para coleta de dados tiveram como modelo base o questionário fornecido pela Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas, a partir da metodologia SIDUC (Sistema Interamericano de Dados Uniformes sobre Consumo de Drogas ), que foi adaptado por meio de questões de expressões linguísticas e formas.

Assim seria possível conhecer a percepção dos jovens sobre o risco do uso de substâncias licitas e ilícitas e alcançar indicadores para orientar a tomada de decisão na definição de políticas, programas e estratégias de prevenção nas escolas.

O estudo tem como principais resultados os números sobre o comportamento dos jovens e o uso de substancias legais e ilegais, no ano de 2014.  22,6% dos jovens em idade escolar disseram entrevistados para o estudo, afirmam que já fumaram tabaco ao menos uma vez na vida ( 24% dos homens e 21,4 % mulheres ). Ao lado de 66,5% que consideram fumar tabaco um grande risco para a saúde, contra 9,3% que pensam que este fato não representa qualquer risco.

Sobre o consumo de bebidas alcoólicas, 58,9 % dos jovens estudantes pesquisados ​​relataram ter usado alguma vez na vida, e um em cada quatro relataram ter usado nos últimos 30 dias.

A maconha aparece como a substância ilícita mais consumida no Paraguai. Ao lado de 5,7 % dos estudantes jovens inquiridos, os quais admitiram ter usado pelo menos uma vez na vida, sendo 7,1% entre os homens e 4,5% entre as mulheres.

Quanto ao uso de qualquer substância ilegal, os dados da pesquisa indicam que 10,3 % dos jovens estudantes entrevistados usaram alguma droga ilícita pelo menos uma vez na vida - 11,4 % dos homens e 9 , 4 % das mulheres.

Todas as histórias