UNODC participa do lançamento do Plano Estadual de Políticas sobre Drogas no Mato Grosso

 

​Brasília, 24 de Maio de 2016 - Entre os dias 11 e 13 de Maio, o Governo do Estado do Mato Grosso organizou o "Fórum Políticas sobre Drogas: Diálogo e Ações 2016", onde foi lançado o "Plano Estadual de Assessoramento em Políticas sobre Drogas - Ações 2016". O documento foi elaborado pela Superintendência de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (Sejudh).

O evento, que aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá, contou com a apresentação de diversas experiências de prevenção ao uso de drogas que tem sido implementadas em diferentes estados do Brasil.  

 

A coordenadora de prevenção da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça, Ana Ferraz, apresentou os programas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes que estão sendo implementados desde 2014 em vários estados da federação pela SENAD e pela Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde. "Há hoje disponíveis três programas de prevenção adaptados para a realidade brasileira e estudados e avaliados quanto à sua adequação, aceitabilidade e satisfação. Os programas são interativos e utilizam ferramentas inovadoras que motivam tanto os participantes quanto os multiplicadores,  permitindo uma reflexão sobre o modo de convivência em espaços coletivos", afirmou Ana. 

 

A Oficial de Programa da Unidade de Saúde e Desenvolvimento do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Nara Santos, destacou em sua apresentação as diretrizes internacionais de prevenção ao uso de drogas. "A ciência da prevenção fez enormes avanços nos últimos 20 anos, permitindo identificar que, com base em evidências, estratégias de prevenção precisam extrapolar o campo da informação. As evidências apontam para a importância da relação entre a prevenção e o processo de socialização de crianças e adolescentes", explica Nara.

Citando a publicação Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do uso de Drogas do UNODC, Nara destaca ainda que, para cada dólar gasto em prevenção, pelo menos dez podem ser economizados em custos futuros com saúde, programas sociais e crime.

Ainda, na ocasião, o superintendente de Políticas sobre Drogas da Sejudh, Paulo Roberto Santana Júnior, discutiu sobre o problema mundial das drogas e apresentou as estratégias e metodologias para prevenção ao uso precoce e abusivo de álcool e outras drogas, que compõem o referido plano. "Dezessete municípios que tem apresentado índices significativos de violências e presença de drogas terão prioridade na implementação das ações do plano em 2016". 

Segundo Paulo, a proposta será estendida aos demais municípios em 2017 e 2018. "A equipe da Superintendência construiu sua proposta de ações para cumprir suas atribuições com a sociedade mato-grossense, tudo com base em evidências científicas, seguindo as orientações internacionais e nacionais que norteiam as políticas públicas sobre drogas". 

A superintendência é responsável por promover a execução das políticas públicas aprovadas pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conesd), bem como a função social do Estado na promoção, prevenção, cuidado e reinserção social ao usuário de álcool e outras drogas.

O público do evento foi composto por profissionais e gestores das áreas de educação, assistência social e saúde do Estado do Mato Grosso.

Todas as histórias