Ban parabeniza o Brasil pela celebração bem sucedida das Olimpíadas do Rio de Janeiro

Integrantes da equipe olímpica de refugiados. Foto: ACNUR/Benjamin Loyseau 

22 de agosto de 2016 - O Secretário-Geral da ONU parabenizou hoje o Brasil, a cidade do Rio de Janeiro e os brasileiros, logo após a conclusão dos Jogos Olímpicos que aconteceram entre 5 e 21 de agosto, na capital carioca.

Ban Ki-moon estendeu seus cumprimentos ao Comitê Organizador do evento e ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Ele também apreciou profundamente a hospitalidade, a diversidade, as habilidades dos brasileiros e do mundo do esporte em geral, exibidas nos primeiros Jogos Olímpicos celebrados na América do Sul.

O chefe da ONU mostrou sua satisfação pela participação da delegação dos Atletas Olímpicos Refugiados no evento esportivo.

Com relação a essa equipe, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) disse em um comunicado que as Olimpíadas serviram para que o mundo passasse a ter uma perspectiva diferente sobre os 65 milhões de pessoas que foram forçadas a abandonar seus lares.

A alta comissária adjunta do ACNUR, Kelly Clements, disse que esses atletas são uma inspiração para que todos trabalhemos em prol da paz e ajudemos aqueles que fugiram de suas comunidades.

Entre a representação de Atletas Olímpicos Refugiados, vale destacar que um nadador sírio conseguiu vencer a série em que competia e um judoca congolês se classificou para a segunda fase em sua especialidade.

Todas as histórias