Caravana Siga Bem começa atividades em Brasília, Goiás e Paraná

Ciclo de viagens que vão rodar o Brasil por nove meses foi aberto com comemorações na última terça-feira (23), no Distrito Federal. Serão 12 caminhões e outros veículos espalhando mensagens sobre direitos humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em mais de 100 cidades, em 22 estados brasileiros.

 

Peça inspirada em "Dom Quixote" abordou objetivos da Agenda 2030 da ONU. Foto: PNUD Brasil / Luciano Milhomem   

Brasília, 23 de agosto de 2016 - Havia algo diferente em um dos postos de gasolina na BR 060, próximo a Brasília, na noite de terça-feira (23). Quem parou por lá encontrou um palco onde se lia  Caravana Siga Bem, além de caminhões que exibiam, na parte traseira, os símbolos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Era a  abertura da caravana que vai rodar o Brasil com 12 caminhões e outros veículos por nove meses para levar mensagens sobre direitos humanos e a Agenda 2030 da ONU a todas as regiões do país. Entre os presentes, estavam funcionários do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF).

O início da jornada contou com uma apresentação teatral de caminhoneiros que nunca tinham atuado antes e estrearam a peça "Ó Xente, e os Direitos da Gente?", inspirada no célebre personagem Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. A encenação abordou alguns dos ODS com leveza e humor.

"Há uma frase de Dom Quixote que diz: mudar o mundo não é loucura, não é utopia, é justiça", lembrou o coordenador residente do Sistema ONU e representante do PNUD no Brasil, Niky Fabiancic.

"Levar os ODS para mais de 100 cidades do norte ao sul do Brasil significa engajar milhares de brasileiros e brasileiras, meninos e meninas, na conscientização de seus direitos à educação, saúde, trabalho descente, vida digna e também de seu papel na construção de uma sociedade com igualdade de gênero, respeito ao meio ambiente e tolerância à diversidade", destacou.

Em nome do Sistema ONU no País, Fabiancic firmou um Memorando de Entendimento que oficializou a parceria com os organizadores da caravana. "A estrada é longa, mas chegaremos todos juntos!", afirmou. Antes da peça, a bandeira dos ODS foi hasteada para as comemorações que marcaram o início de um longo trajeto.

Para a Caravana Siga Bem, em sua 10ª edição, serão meses de estrada por 22 estados do país. Para a ONU, mais 15 anos de esforços para que todas e todos alcancem os 17 ODS e suas respectivas metas.

Atividades em agosto estão programadas para Goiás (25 e 26), Paraná (26,27, 30 e 31) e Brasília novamente (29).

Conheça todo percurso da caravana aqui.

Todas as histórias