UNODC e DPF assinam Acordo de Cooperação

 

Brasília, 2 de setembro de 2016 - O Departamento de Polícia Federal (DPF) assinou um acordo de cooperação interinstitucional com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para facilitar a assistência mútua entre o Projeto de Comunicações Aeroportuárias (AIRCOP) e o Programa Internacional de Cooperação Policial em Aeroportos (INTERCOPS).

O Programa AIRCOP, financiado pela UE como parte do Instrumento para a Estabilidade e para a Paz e implementado pelo UNODC em parceria com a INTERPOL e a Organização Mundial de Aduanas (OMA), é uma multiagência e iniciativa antitráfico que reforça a detecção, interdição e capacidades de investigação dos agentes da lei nos aeroportos participantes. O AIRCOP contribui para a luta contra o crime organizado transnacional e aborda o desafio de um enfoque fragmentado de aplicação da lei, promovendo a cooperação regional e trans-regional como parte do Programa de rota da cocaína da UE. O INTERCOPS é um programa criado pelo DPF para facilitar o intercâmbio de experiências e informações na área de investigação criminal, imigração e segurança, com foco na repressão do tráfico de drogas e atividade criminosa em aeroportos internacionais.

 

O Brasil tornou-se o oitavo país da América Latina e Caribe a aderir à rede AIRCOP, após Argentina, Colômbia, Panamá, República Dominicana, El Salvador, Jamaica e Barbados. O acordo abre caminho para o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos) - o mais movimentado da América Latina em tráfego de passageiros, com mais de 39 milhões de passageiros em 2015, e que está entre o maior número de apreensões de cocaína em nível mundial - para ligar-se a bases de dados internacionais de aplicação da lei e redes de comunicação fornecidas pela INTERPOL e pela OMA, possibilitando a transmissão, em tempo real, de informações operacionais e de inteligência para outros aeroportos internacionais, com o objetivo de interceptar carregamentos ilícitos.

Simultaneamente, o INTERCOPS irá facilitar, como tem sido feito nos últimos dois anos, a participação de Forças-Tarefa de Interdição Conjunta de Aeroportos do AIRCOP (JAITFs) em operações regulares da INTERCOPS e programas de intercâmbio de boas práticas, bem como proporcionar treinamentos do AIRCOP aos seus técnicos sobre interdição de drogas em passageiros e carga na África, na América Latina e no Caribe.

O Acordo de Cooperação foi assinado por Leandro Daiello Coimbra, Diretor-Geral da Polícia Federal e por Rafael Franzini Batlle, Representante Regional do UNODC para o Brasil e Cone Sul. A UE foi representada pela Ministra Conselheira Claudia Gintersdorfer, Chefe-adjunta da Delegação da União Europeia no Brasil. Sergio Naranjo, Coordenador do Projeto AIRCOP para a América Latina e Caribe, também esteve presente.

Atualmente, a rede AIRCOP inclui 26 países beneficiários e associados na África, América Latina e Caribe, que registraram resultados impressionantes, com 655 apreensões e 696 prisões, incluindo 1.410 kg de cocaína, 903 kg de maconha, 837 kg de metanfetamina e mais de 4 milhões de dólares.

Todas as histórias