UNODC inicia atividades do Programa Embaixadores da Juventude

O curso de formação é composto por participantes dos mais diversos perfis de liderança comunitária e tem por objetivo preparar jovens multiplicadores para representarem suas comunidades em foros internacionais.

 

Brasília, 12 de setembro de 2016 - No último sábado (10), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) recebeu em sua sede, em Brasília, 25 jovens com os mais diversos perfis para participarem do primeiro módulo do Programa Embaixadores da Juventude, após um processo seletivo altamente concorrido, que contou com a participação de mais de mil inscritos. O curso de formação visa a promover uma cultura de liderança e troca de experiências entre os participantes, de modo a prepará-los para atuarem em foros internacionais, representando suas comunidades. Uma das idealizadoras do curso é a adolescente Ruth Itunu Adewonuola, representante brasileira no Fórum da Juventude do ECOSOC (Conselho Econômico e Social), em fevereiro deste ano.

 

Durante a mesa de abertura, o Representante do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, destacou a importância de engajar jovens em pautas políticas ao desenvolver habilidades e competências como liderança, capacidade crítica e comunicação. "Quando se tem que falar sobre a juventude, ninguém melhor que o próprio jovem. Muito se fala que a juventude é o futuro do País, mas ter uma juventude comprometida é um passo além e vocês [participantes] possuem certa responsabilidade nisso. Responsabilidade de desenvolver um espírito crítico, de conhecer mais sobre os direitos de vocês e, mais importante, de aprender a se comunicar", ressaltou Rafael. A coordenadora de Marketing do Instituto Caixa Seguradora (ICS), Alice Scartezini, destacou os esforços do ICS e do UNODC em construir espaços de fala para os/as jovens, abordagem que foi iniciada com o lançamento do Programa Jovens de Expressão, em 2007.

Os palestrantes Elisa Pinchemel, professora e advogada internacionalista, e Rodrigo Araujo, mestre em Crime Transnacional pela Universidade de Glasgow, Escócia, iniciaram as atividades do primeiro módulo ao introduzirem aos participantes elementos conceituais básicos de Relações Internacionais e Direito internacional. Logo em seguida, o professor João Paulo Araujo, da universidade UNiCEUB, apresentou um panorama geral sobre a história da ONU, além dos principais desafios enfrentados pela organização nos dias atuais.

 

O Coordenador da Unidade de Estado de Direito do UNODC, Nivio Nascimento, também participou do debate sobre o Sistema ONU e respondeu a perguntas feitas pelos participantes com relação à ONU e ao papel do UNODC na promoção de sua agenda, sobretudo no que diz respeito à juventude. O momento de exposições foi encerrado com a palestrante Elisa Pinchemel, que falou sobre sua experiência de trabalho no sistema ONU e sobre a estrutura de ações do UNODC. A atividade foi encerrada com uma nova roda de debates, na qual os participantes fizeram um exercício de autorreflexão dentro do contexto das Nações Unidas.

Para os quatro módulos seguintes, os participantes participarão de exposições e rodas de debate relacionadas a temáticas-chave do Sistema ONU - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), direitos humanos e juventudes, gênero e saúde sexual/reprodutiva, entre outros -, além de uma capacitação em liderança.

O Programa Embaixadores da Juventude é uma parceria entre o UNODC e a Caixa Seguradora e é uma iniciativa das instituições para a promoção da responsabilidade social e empresarial direcionada à prevenção à violência.

Todas as histórias