UNODC e COI: Reforço da integridade e da boa governança no esporte

 

16 de Fevereiro de 2017 - O UNODC está empenhado em apoiar iniciativas que promovam a integridade e a boa governança no esporte, e para salvaguardar os principais eventos esportivos contra a corrupção, o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, falou aos participantes do II Fórum Internacional para a Integridade do Esporte (IFSI - sigla em inglês), organizado e sediado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

O IFSI permite que representantes de governos, organizações internacionais, organizações desportivas internacionais e nacionais, entidades de apostas e especialistas colaborem na proteção do esporte limpo. Os participantes do forum deste ano entraram em um acordo sobre a declaração, cujo foco esteve nas medidas destinadas a reforçar a prevenção da manipulação de competições e apoiar a conduta ética de anti-corrupção no esporte.

No evento, Fedotov e o Presidente do COI, Thomas Bach, concordaram em melhorar ainda mais a colaboração entre o UNODC e o COI, num esforço conjunto para promover a boa governança no esporte e atenuar o risco de corrupção por meio do desenvolvimento de estratégias mais eficazes de prevenção, cumprimento e educação. 

"O UNODC reconhece a contribuição vital que o esporte pode realizar no empoderamento de indivíduos e comunidades, bem como na saúde, na educação e na inclusão social, em todo o mundo", disse Fedotov. "Esperamos continuar a fortalecer nosso trabalho com o COI e com todos os nossos parceiros, para acabar com a corrupção, impedir o envolvimento do crime organizado e promover a integridade nos esportes", acrescentou.

O aumento da colaboração entre o UNODC e o COI para apoiar a integridade no esporte foi ainda evidenciado pela divulgação, em 15 de Fevereiro de 2017, de um estudo aprofundado intitulado " Disposições de Direito Penal para o Processamento da Manipulação da Competição" (livre tradução), realizado conjuntamente pelas duas organizações. Esse material pode ser lido em conjunto com um folheto sobre as disposições modelo de direito penal, desenvolvido para os formuladores de políticas para processar a manipulação da competição.

Como parte do trabalho do UNODC no uso do esporte como ferramenta para a paz, a organização também está lançando uma iniciativa no âmbito do Programa Global de Implementação da Declaração de Doha, que fornece programas de treinamento de habilidades para a vida para aumentar a resiliência de jovens em risco e reduzir o comportamento anti-social. A iniciativa - que está sendo testada no Brasil e será desenvolvida em países da África, Ásia Central, Oriente Médio e América do Sul - tem como objetivo promover atividades esportivas e relacionadas para prevenir a criminalidade e fortalecer as habilidades de vida da juventude por meio do aprimoramento do conhecimento das consequências de comportamentos de risco. 

Para mais informações:

Declaração do Diretor Executivo no encontro

II Fórum Internacional para Integridade do Esporte (IFSI)

Ação do UNODC contra Corrupção e Crime Econômico

Todas as histórias