Comissão sobre Narcóticos da ONU discute paz e desenvolvimento sustentável

 

A sessão da Comissão sobre Narcóticos reúne cerca de 1,5 mil delegados, representando Estados-membros, organizações intergovernamentais e sociedade civil para uma discussão sobre o problema mundial das drogas. Foto: ONU

A Comissão sobre Narcóticos da ONU iniciou a sua 60ª sessão na segunda-feira (13) em Viena, na Áustria, com o foco nos  esforços de paz, segurança e desenvolvimento sustentável.

O encontro internacional é o primeiro desde a sessão especial da ONU sobre o tema, em abril de 2016, quando foi adotado um novo quadro que coloca as pessoas no centro das políticas globais de controle de entorpecentes.

Em mensagem sobre o evento, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que "o painel é rico e orientado para o futuro", e pediu aos governos que aproveitem o impulso com uma ação conjunta para honrar seus compromissos.

O dirigente máximo da ONU elogiou o acompanhamento intensivo, inclusivo e abrangente da sessão atual com o Acordo de Abril, e solicitou que as discussões sejam feitas nos campos de aplicação da lei, prevenção, saúde, direitos humanos e desenvolvimento.

Em seu discurso, o diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, descreveu como a agência está trabalhando com os governos e outros parceiros para combater as drogas ilícitas.

"Também estamos ajudando a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promovendo a paz e a segurança através do desenvolvimento alternativo nos países mais afetados pelo cultivo de plantações ilícitas", disse.

Ele afirmou que o desenvolvimento alternativo visa não só a reduzir o cultivo de coca, papoula e cannabis, mas também melhorar as condições socioeconômicas das comunidades agrícolas marginalizadas.

O alto funcionário da ONU observou que o relatório Mundial sobre as Drogas deste ano - que será lançado provavelmente em junho - terá como foco o nexo entre drogas e crime organizado transnacional, corrupção, fluxos ilícitos financeiros e de armas e terrorismo, que são preocupações crescentes da comunidade internacional.

Entre os projetos empreendidos pelo UNODC, Fedotov destacou a ajuda a países para responsabilizar grandes traficantes, promover a cooperação nos setores de saúde e Justiça e o apoio do escritório para penas alternativas em caso de ofensas menores.

O chefe do UNODC afirmou ainda que o órgão está cooperando com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em diversas atividades, incluindo no tratamento de distúrbios causados pelo uso de drogas e resposta ao HIV/Aids.

A sessão da Comissão sobre Narcóticos reúne cerca de 1,5 mil delegados, representando Estados-membros, organizações intergovernamentais e sociedade civil para uma discussão sobre o problema mundial das drogas.

Todas as histórias