UNODC visita Programa Corra pro Abraço na Bahia

Brasília, 21 de junho de 2017 - O Analista de Programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Francisco Cordeiro, em missão a Salvador (BA), na terça-feira (20), pode conhecer as ações desenvolvidas e a metodologia de trabalho do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que atua nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana, e que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos a pessoas que fazem uso abusivo de drogas e estão em contextos de vulnerabilidade social.  

Corra pro Abraço é baseado nas estratégias de redução de danos físicos e sociais e busca aproximar seus beneficiários das políticas públicas existentes, considerando que o estigma e as desigualdades interferem em suas capacidades de busca, acesso e acolhimento pelos serviços públicos. Dessa forma, a visita representou uma oportunidade para a agência da ONU de compreender e conhecer ainda mais a iniciativa governamental e verificar possibilidades de ações conjuntas futuras.

Pela manhã ocorreu a Sessão Especial em Homenagem ao Corra pro Abraço, realizada na Câmara Municipal de Vereadores e organizada pelo vereador Silvio Humberto. No evento, foram compartilhadas informações sobre as atividades promovidas ao longo dos quatro anos de existência da ação que já realizou mais de 80 mil atendimentos aos seus públicos assistidos, população em situação de rua, jovens em territórios com altos índices de violação de direitos e pessoas oriundas do sistema prisional. 

Na ocasião, a superintendente da Suprad, Denise Tourinho, reiterou que é de suma importância para a sustentabilidade do Programa Corra pro Abraço o estabelecimento de parcerias com organismos internacionais como o UNODC. "O Programa tem investido na sistematização dos seus dados, resultados quantitativos e qualitativos e conta com o apoio técnico institucional do UNODC na qualificação desse processo ainda mais na prática".

Durante a sessão, Cordeiro mencionou sua felicidade em perceber que é por meio do abraço que as pessoas se reconhecem no programa e como isso é verdadeiro e necessário para o desenvolvimento do trabalho e das pessoas. "É ele algo muito novo e diferente de outras ações que tive a oportunidade de conhecer", destacou. Cordeiro acompanhou ainda a apresentação do grupo teatral Jaer - Juntos pela Arte e Educação na Rua, composto por pessoas acompanhadas pelo programa idealizado e coordenado pela Superintendência de Políticas sobre Drogas Atenção a Vulneráveis (Suprad) da SJDHDS, com gestão via as ONGs Comvida (Comunidade Cidadania e Vida), Cipó Comunicação Interativa e ACN - Associação Cristã Nacional. 

Pela tarde do mesmo dia, Cordeiro conheceu a equipe do Corra pro Abraço no Núcleo de Prisão em Flagrantes do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e acompanhou uma audiência de custódia. Em seguida, foi acompanhado pela equipe de Coordenação do programa para a sede do Corra pro Abraço em Itinga, em Lauro de Freitas, e conversou com jovens da iniciativa. "Já vi algumas experiências do Brasil e essa é muito diferente. Vocês que vão definir as suas vidas, mas precisam aproveitar oportunidades como essa e espalhar como estão se transformando. Com o que estão aprendendo aqui vocês podem fazer a diferença lá fora", disse entusiasmado aos jovens. 

Jéssica Santos, 23, compartilhou com Cordeiro que antes do Corra pro Abraço não conseguia se expressar bem. "Pensei que não ia ficar porque sou tímida, mas cheguei e recebi um abraço e me senti à vontade. Hoje já falo e participo muito. Me superei", contou. Outras histórias foram compartilhadas durante o dia com Francisco Cordeiro, como a de Josuel Oliveira, 53, durante a sessão especial. "Me sentia sem esperança e usava substâncias psicoativas. O Corra foi um divisor de águas em minha vida", contou o cursista do curso de redução de danos do programa que voltou a estudar e está cursando o 3º ano do ensino médio.  Após a conversa com os jovens, durante à noite, o analista da UNODC participou das atividades de arte educação com pessoas em situação de rua assistidas pelo Corra pro Abraço na Estação do Aquidabã. 

Todas as histórias