UNODC lança Chamada de Propostas para Iniciativas de Prevenção por meio de Esportes no Distrito Federal e no Rio de Janeiro 

Brasília, 19 de junho de 2017 - A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável sublinha a crescente contribuição do esporte como ferramenta para a promoção da paz, da tolerância e do respeito. Também destaca as contribuições que o esporte pode fazer para o empoderamento das comunidades como um todo e para indivíduos (particularmente mulheres e jovens), bem como para a saúde, a educação e a inclusão social. Mais especificamente, os esportes oferecem oportunidades para o desenvolvimento de habilidades para a vida de jovens em situação de risco.

Com base nos resultados do 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, realizado em Doha, no Catar, em abril de 2015, bem como em sua expertise no campo da prevenção do crime e do abuso de substâncias, o UNODC lançou uma iniciativa global com foco na prevenção da criminalidade juvenil por meio do desenvolvimento de habilidades para a vida no contexto esportivo. O Programa Global para a Implementação da Declaração de Doha tem entre seus objetivos a promoção da resiliência de jovens em risco, recorrendo aos esportes como veículo para ajudar a construir habilidades de vida que abordem vulnerabilidades ligadas à violência, ao crime e ao abuso de drogas. 

Um componente-chave dessa iniciativa é o programa Vamos Nessa, que se traduz em um currículo de treinamento de habilidades para a vida por meio de esportes. O Vamos Nessa envolve treinadores esportivos, professores e outros profissionais que trabalham em ambientes esportivos no desenvolvimento de habilidades de vida para resistir às pressões sociais para o envolvimento no crime, na violência e nas drogas. O programa de treinamento está sendo testado pela primeira vez, no Brasil, em 2017, em centros esportivos, com foco em instalações em comunidades vulneráveis e, posteriormente, será implementado em diversos países.

Com foco na prevenção por meio de esportes, o UNODC está lançando uma chamada de propostas para organizações da sociedade civil ativas no campo do empoderamento da juventude, em especial por meio do esporte. Estão habilitadas a concorrer organizações baseadas no Distrito Federal ou na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com experiência na implementação de projetos de prevenção no contexto esportivo, por meio  de atividades de conscientização para comunidades seguras e saudáveis ​​que divulguem os benefícios do esporte para evitar que jovens se envolvam em crimes, em violência e no abuso de drogas. As propostas devem ser apresentadas em inglês e estar de acordo com as diretrizes da Chamada. 

O período de inscrições para a Chamada estende-se até o dia 6 de agosto de 2017.

Link para a chamada de propostas: clique aqui.

Link para a ficha de inscrição: clique aqui

Link para a planilha de orçamento:  clique aqui

Todas as histórias