Política de Drogas e Juventude são temas de debate promovido pela ONU

Brasília, 15 de agosto de 2017 - Em comenoração ao Dia Mundial da Juventude, celebrado em 12 de agosto, o Grupo Assessor Interagencial sobre Juventude, coordenado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), realizou nessa segunda-feira (14), na Casa da ONU, um debate sobre juventude e política nacional de drogas para o qual o UNODC foi especialmente convidado.  Participaram do debate, que foi transmitido ao vivo nas redes sociais, representantes dos três poderes do governo brasileiro, membros da sociedade civil e líderes da juventude, incluindo os membros do programa do UNODC Embaixadores da Juventude.

Política de Drogas - Juventude e Cotidiano

Ao abrir o evento, o Representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, lembrou que o Conselho de Segurança Pública das Nações Unidas reconheceu, em 2015, a juventude como elemento essencial para processos de construção de paz e de resolução de conflitos e destacou que o tema da discussão foi escolhido devido ao impacto negativo do tráfico de drogas na violência e na superlotação carcerária. Para o Representante do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, essas discussões permitem conhecer os desafios enfrentados pelos jovens para a construção da paz e fornecem evidências sobre o que funciona e que não funciona, o que é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas.

Acadêmicos, legisladores, juízes, representantes da sociedade civil e lideranças governamentais concordaram que a falta de critérios objetivos para distinguir a posse da droga para consumo dificulta a aplicação da lei, o que se reflete no aumento de presos por crimens associados ao narcotráfico e na superlotação do sistema carcerário. Além disso, os participantes destacaram que fatores sócioeconômicos, de gênero e de orientação sexual influenciam negativamente a aplicação da lei de drogas, bem como a violência à qual populações específicas são subtmetidas em ações específicas de repressão. Como exemplo, foram apontados que homens jovens, pobres, negros e moradores da periferia fazem parte da maioria dos presos por crimes previstos na lei de drogas.

Política de Drogas - Tendências, desafios e oportunidades

Os participantes destacaram a necessidade de superar o conceito de guerra contra as drogas, por meio de novas políticas baseadas em evidências e centradas no ser humano, com foco na saúde pública, com mudança de abordagem de proibição para regulamentação. 

Ao encerrar o evento, Nadal resumiu os desafios para lidar com novas ações e disponibilizou aos participantes a experiência técnica do UNFPA e do UNODC para dar continuidade ao debate e propor novas políticas.

Matérias relacionadas publicadas na imprensa:

Política de drogas deve ser mais humanitária e menos punitiva, diz especialista

Supremo retarda em excesso decisão sobre droga

Para mais informação:

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) 

Tel: +55 61 3204-7230  

comunicacao@unodc.org

Todas as histórias