UNODC firma parceria com a Prefeitura do Recife para prevenção do uso de drogas

Recife, 29 de junho de 2017 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) firmou um Memorando de Entendimento com a Prefeitura do Recife, na tarde desta quinta-feira (29) para garantir o acompanhamento do programa de prevenção do uso e do abuso de drogas, lançado pela Prefeitura do Recife na última terça-feira (27), durante a programação da Semana de Prevenção às Drogas. O termo de cooperação técnica firmado pelo prefeito Geraldo Julio e pelo representante do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, vai garantir suporte à Prefeitura no monitoramento do programa 'Mobiliza Recife', que faz parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, que tem como foco a prevenção do uso e do abuso de drogas, o cuidado com os usuários e a inserção social deles.
"Assinamos aqui um memorando de entendimento com o UNODC para que nossas políticas públicas sobre drogas sejam acompanhadas por eles, que ajudaram a formular essas políticas. A intenção é que os resultados alcançados aqui no Recife possam ser levados pelo UNODC para outras cidades do Brasil e do mundo. Estamos juntos nesse desafio", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Com a parceria, a Prefeitura terá o acompanhamento do UNODC na execução do programa 'Mobiliza Recife', que faz parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas, que tem como foco a prevenção do uso e do abuso de drogas, o cuidado com os usuários e a inserção social deles. A palavra MAIS destaca os pilares de atuação do sistema, sendo o M de Mobilização, A de Acolhimento, I de Integração e S de Sistematização.

O programa 'Mobiliza Recife' é a parte de prevenção do Sistema Mais. O objetivo é identificar, com base em evidências científicas, princípios norteadores de prevenção no contexto brasileiro e latino americano. A iniciativa se baseia também na premissa de que, para prevenir é necessária a mobilização estratégica, com linhas de atuação baseadas em princípios como a responsabilidade compartilhada e a influência do bem.

O analista de programa da Unidade de Saúde e Desenvolvimento do UNODC, Francisco Cordeiro,  que representou o UNODC na Cerimônia de assinatura do documento, se mostrou animado com a possibilidade de trabalhar juntamente com a capital pernambucana. "Esta é a primeira parceria de assistência técnica formalizada com um município. Faz parte do nosso papel auxiliar na criação de estratégias e atividades que possam contribuir com a prevenção das drogas, que possam ajudar as pessoas do Recife e as de outros países. Acreditamos que será uma experiência com muitos resultados positivos", destacou. Também esteve presente na solenidade a coordenadora dos programas de prevenção, tratamento e reabilitação do Escritório do UNODC no Panamá, Melva Ramirez.

Todas as histórias