Receita Federal realiza a maior apreensão de cocaína do ano no Porto de Santos

Ação entre a Alfândega de Santos e a Aduana Francesa evita o embarque de 936 Kg de cocaína em navio com destino à Europa.

Brasília, 23 de outubro de 2017 - A atuação em cooperação entre a Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos e a Aduana Francesa, frustra, na data de hoje, a tentativa de envio ao exterior de 32 bolsas, contendo, aproximadamente, 936 kg de cocaína.

A droga estava acondicionada dentro de duas unidades de carga (contêineres) em um carregamento de folhas de pasta de celulose, cujo destino final seria o Porto de Le Havre, na França.

Essa foi a maior apreensão de cocaína do ano e foi possível graças à atuação dos auditores-fiscais e analistas-tributários da Divisão de Vigilância e Controle Aduaneiro da Alfândega da Receita Federal do Brasil do Porto de Santos, com a colaboração da Aduana Francesa, que forneceu informações que ajudaram na seleção das cargas.

Suspeita-se do emprego da técnica criminosa conhecida por "rip-off loading", na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do seu proprietário.

Atendendo as atribuições e prerrogativas legais de cada órgão, a droga apreendida foi entregue à guarda da Delegacia de Polícia Federal de Santos, que prosseguirá com as investigações.

Com essa apreensão, já foram localizadas quase 10 toneladas de cocaína neste ano.

Em 21 de fevereiro deste ano, a Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) assinaram um Acordo para facilitar a cooperação mútua com o objetivo comum de melhorar a segurança da cadeia de suprimento do comércio de contêineres. Esse Acordo contempla um Programa composto pelo UNODC, pela Organização Mundial das Alfândegas e pelas  Autoridades nacionais dos países do Programa de Controle de Contêineres (Container Control Program - CCP) na América Latina e Caribe (ALC).

O CCP integra atividades que incluem treinamento teórico e prático, manutenção contínua, treinamento especializado avançado e assistência por meio de visitas de acompanhamento e no local combinadas com monitoria às Unidades de Controle de Portos. 

Em 2016, ocorreram aproximadamente 121 apreensões. Um total de 36.500kg de cocaína foram apreendidos em 47 casos diferentes. Outros 585kg de maconha foram apreendidos em dois casos distintos. Foram realizadas várias apreensões de precursores, armas e munições, flora e fauna protegidas, bens de propriedade intelectual, bens restritos, contrabando, medicamentos falsos, dinheiro não declarado, dinheiro falso e evasão fiscal.   

Em 2017, a alfândega do Porto de Santos apreendeu mais de 3.000kg de cocaína.

Todas as histórias