Acordo histórico entre Colômbia e UNODC pode ajudar agricultores a adotar alternativas ao cultivo de coca

Historic agreement between Colombia and UNODC can help farmers embrace alternatives to coca cultivation. Image:UNODC

8 de novembro de 2017 - A Colômbia e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) assinaram na última sexta-feira (3) um acordo histórico, avaliado em cerca de US$ 315 milhões, para monitorar a política do país com o objetivo de reduzir a cultura ilícita e fortalecer o desenvolvimento rural, como elemento crucial dos esforços de paz em curso naquele país.

Em discurso durante cerimônia oficial de assinatura, o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, declarou: "Este acordo destaca a importância de enfrentar os desafios da droga e do crime para promover a paz e a segurança, os direitos humanos e o desenvolvimento".

Também acrescentou: "Agradecemos a confiança que a Colômbia continua a depositar no UNODC e pretendemos atuar para honrar essa confiança". Em sua fala, o Alto Comissário para Pós-Conflitos, Direitos Humanos e Segurança da Colômbia, Rafael Pardo Rueda declarou: "Hoje chegamos a Viena e ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime com uma mensagem de esperança. Estamos trabalhando com energia e otimismo na construção de oportunidades, de progresso e de justiça social ".

A cerimônia oficial de assinatura foi realizada no Centro Internacional de Viena, na presença de representantes dos Estados-membros e funcionários das organizações com sede em Viena. Fedotov assinou o Acordo em nome do UNODC, enquanto Mariana Escobar Arango, Diretora Geral da Agência de Renovação Territorial, o assinou em nome da Colômbia. O Alto Comissário Pardo Rueda também o assinou na condição de testemunha de honra.

O UNODC tem sido um forte e comprometido apoiador das atividades da Colômbia para encorajar as comunidades locais a abandonar voluntariamente o cultivo de coca. O novo projeto irá aprimorar esse suporte e baseia-se na experiência de décadas do UNODC em trabalhar com comunidades agrícolas em todo o mundo.

Fedotov também reafirmou o apoio total do UNODC para a implementação do processo de paz, particularmente no Capítulo 4: Resolver o problema das drogas ilícitas.

Em uma declaração para a imprensa, ele reiterou: "Eu felicito calorosamente o governo colombiano, não apenas pelos incessantes esforços para encontrar a paz, mas também pelo reconhecimento de que a busca da paz exige soluções tangíveis aos crimes que alimentam conflitos".

"Este é o maior projeto da história colombiana com o UNODC. O conhecimento e a neutralidade das Nações Unidas são garantias para a implementação do monitoramento e da avaliação de nossa política de redução de culturas ilícitas", observou Rueda em comunicado.

Ele adicionou: "Chegamos a Viena hoje, poucos dias antes de comemorar o primeiro ano de paz na Colômbia, com uma mensagem de esperança: estamos trabalhando na construção de oportunidades. Alcançar uma solução para o problema das drogas ilícitas começa com a luta contra organizações criminosas, lançando programas sustentáveis ​​e inclusivos e buscando alternativas para a aplicação de uma abordagem diferenciada dentro do sistema de justiça criminal ".

O Alto Comissário destacou a experiência do UNODC no desenvolvimento, na implementação, no monitoramento e na avaliação da política de redução de culturas ilícitas, bem como a ampla experiência em intervenções territoriais, por meio de programas de desenvolvimento alternativo. Ele destacou que o projeto de cooperação é um novo capítulo da história da aliança estratégica entre o UNODC e a Colômbia.

O desenvolvimento alternativo - o processo de incentivar os agricultores a cultivar culturas lícitas como o cacau, as especiarias e o café - é um pilar fundamental da estratégia internacional de controle de drogas. O UNODC implementou esses programas há mais de 30 anos.

O UNODC atualmente apóia programas de desenvolvimento alternativo em seis países: Afeganistão, Bolívia, Colômbia, RDP Lao, Mianmar e Peru. Na Colômbia, 65% do trabalho do UNODC está relacionado ao Desenvolvimento Alternativo.

Para mais informações:

UNODC in Colombia

UNODC's work on Alternative Development

Remarks of UNODC Executive Director Yury Fedotov at the signing of Project COL/W40 by Colombia and UNODC

Signing ceremony of historic agreement towards reducing illicit crops in the context of peace consolidation in Colombia - Flickr photos album

We thank our UN Online Volunteer, Juliana Nogueira, for her contribution to the translation of this article. Juliana is an online volunteer mobilised through www.onlinevolunteering.org". 

  Todas as histórias