DPU e MPF ajuízam ação contra remoção forçada de imigrantes em Boa Vista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Boa Vista, 30 de novembro de 2017 - A Defensoria Pública da União realizou, entre os dias 23 a 27 de outubro, uma extensa programação para a promoção dos direitos fundamentais dos venezuelanos no Estado de Roraima, no âmbito da Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes (GLO.ACT), com a cooperação técnica e financeira da União Europeia (EU), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em parceria com a Organização Internacional para Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 

No âmbito das ações efetivadas em Boa Vista e Pacaraima, a DPU articulou com a rede local de proteção ao migrante, realizou rodas de conversas coletivas e prestou atendimento a cerca de 170 migrantes venezuelanos, e organizou o seminário Tráfico de Pessoas, Contrabando de Migrantes e Mobilidade Humana. A partir dessas iniciativas, a DPU apresentará um diagnóstico com recomendações para enfrentar a crise humanitária na região. Ainda, essas inciativas subsidiarão os grupos de trabalho da DPU na elaboração de demandas administrativas e judiciais coletivas em favor de migrantes. De acordo com a coordenadora da missão, a defensora pública federal Vivian Santarém, "muitas são demandas básicas de regularização migratória, questão de documentos: como tirar, aonde ir, quais direitos são acessíveis por meios desses papeis".

Recentemente, a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF) ajuizaram uma ação contra a remoção forçada de imigrantes venezuelanos da Rodoviária Internacional de Boa Vista, Roraima.

   Todas as histórias