Forças policiais de 33 países das Américas assinam Declaração Hemisférica contra tráfico de pessoas

Police Forces of 33 countries in the Americas sign Hemispheric Declaration against human trafficking. Photo: UNODC

28 de dezembro de 2017 - A cooperação internacional e a coordenação interinstitucional são elementos centrais para prevenir e combater o tráfico de seres humanos e desmantelar as redes criminosas organizadas.

Como parte dos esforços em curso, a Comissão de Segurança Nacional do México organizou a primeira Cúpula Hemisférica sobre Tráfico de Seres Humanos, neste mês de dezembro, em que representantes de 33 Forças Policiais nas Américas assinaram uma declaração contra esse crime.

Ao falar em nome do UNODC, o representante do Escritório de Ligação e Parceria no México, Antonino De Leo, apresentou a campanha #AQUIESTOY, lançada em julho deste ano. Ele declarou: "Proteger as vítimas, prevenir o tráfico de seres humanos e perseguir os traficantes são as principais ferramentas do UNODC para combater esse crime. Isso tem orientado nossas ações nos últimos doze anos".

#AQUIESTOY mostra a indignação das pessoas contra o tráfico de seres humanos e incentiva o público a pensar em sua responsabilidade como consumidores de bens e serviços. A campanha ilustra algumas formas de tráfico de seres humanos e mostra os grupos mais vulneráveis ​​a esse crime.

Felipe De La Torre, oficial de gerenciamento de programas do UNODC, apresentou os resultados alcançados, e observou que a campanha foi totalmente apoiada pelo governo mexicano. Até o momento, #AQUIESTOY gerou mais de 12 milhões de posts no Twitter e o site registrou 10 mil visitas. Desde o lançamento da campanha, a linha direta nacional de tráfico de seres humanos do México recebeu uma média de 127 ligações por mês, sendo outubro o mês de pico.

A campanha, financiada pelo Departamento de Estado dos EUA, utiliza o sistema Braille nos materiais impressos e subtítulos de legendas fechadas nos vídeos. Sobre esse ponto, De La Torre disse: "Esta é a única campanha  contra o tráfico humano que é acessível a pessoas com deficiência auditiva e visual".

O evento foi inaugurado pelo comissário de segurança nacional do México, Renato Sales; pelo chefe da Polícia Federal Mexicana, Manelich Castilla Craviotto; e pelo oficial de programa da Secretaria de Assuntos Internacionais de Narcóticos e Aplicação da Lei, Todd Christiansen.

We thank our UN Online Volunteer, Juliana Nogueira, for her contribution to the translation of this article. Juliana is an online volunteer mobilised through www.onlinevolunteering.org".

Para mais informação (em inglês):

#AquiEstoy Website

UNODC in Mexico

2016 UNODC Global Report on Trafficking in Persons

World Day Against Trafficking in Persons

   Todas as histórias