ONU certifica 600 jovens em programa de prevenção à violência pelo esporte

Projeto do UNODC visa a prevenir a violência por meio das práticas esportivas. Foto: UNODC

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) celebrará na próxima segunda-feira (2) a formação de jovens no Programa "Vamos Nessa", focado em prevenir a violência e a criminalidade por meio dos esportes. Entre março e dezembro de 2017, a iniciativa capacitou cerca de 600 jovens entre 11 e 17 anos, além de mais de 80 profissionais de Educação Física, no Distrito Federal e no Rio de Janeiro.

O Programa Vamos Nessa é uma iniciativa global do UNODC para a prevenção da violência e da criminalidade entre jovens por meio da prática esportiva. A iniciativa trabalha com adolescentes em situação de risco com o objetivo de reforçar a resiliência por meio do estímulo ao desenvolvimento de habilidades para a vida.

A ação foi implementada, pela primeira vez no mundo, em Centros e Vilas Olímpicas no Distrito Federal e do Rio de Janeiro, em parceria com as respectivas Secretarias de Esportes. Atualmente, a metodologia do programa está sendo introduzida em países como África do Sul, Quirguistão, Uganda, Palestina, Peru e República Dominicana.

Ao longo de dez sessões, os professores capacitados pelo programa aprimoram habilidades interpessoais dos jovens participantes através de atividades esportivas aplicáveis a qualquer modalidade. Desta maneira, temáticas como uso de drogas, fatores de risco, preconceito e bullying são abordadas de maneira interativa e construtiva entre os participantes.

Segundo Laura de Morais, de 11 anos, é perceptível a mudança de comportamento após exposição à metodologia, tanto entre participantes como entre professores. De acordo com a jovem, estereótipos e o machismo em modalidades como futsal têm sido desconstruídos entre as turmas do programa.

A cerimônia de conclusão de curso e entrega de certificados para os e as participantes ocorrerá a partir das 9h, no Auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Além de cerca de 150 jovens, a atividade também contará com a presença de diretores e professores de Centros Olímpicos e de autoridades locais, como a Secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Governo de Brasília.

Sobre o UNODC

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) é a agência das Nações Unidas responsável pela prevenção ao crime e justiça criminal e questões relacionadas ao consumo e abuso de drogas. Estabelecido em 1997, o UNODC tem sede na cidade de Viena, na Áustria, e conta com escritórios baseados em 21 países. Sua principal missão é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.

  Todas as histórias