Mensagem do Diretor Executivo do UNODC por ocasião do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas

30 de julho de 2018

Viena, 30 de julho de 2018 - O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, celebrado anualmente, tem como foco prioritário este ano destacar a necessidade urgente de melhorar as respostas de prevenção e de combate desse crime entre crianças e jovens.

Hoje, mais do que nunca, devemos enfatizar a proteção daqueles que se encontram em uma maior situação de vulnerabilidade. O contexto atual de crises humanitárias e conflitos armados tem exposto meninas, meninos e jovens a um risco maior de serem vítimas do tráfico de pessoas. Os perigos são ainda maiores quando meninas, meninos e jovens se deslocam, muitas vezes separados de suas famílias.

Da mesma forma, a internet e as novas tecnologias da informação estão sendo mal utilizadas pelos criminosos para expandir sua esfera de influência. Por meio de aplicativos eletrônicos e salas de bate-papo virtuais, os traficantes abordam os jovens e usam esses meios para capturá-los a fim de explorá-los. O crime aproveita o fato de que esse é um dos grupos mais conectados e socialmente comprometidos.

As respostas mais eficazes contra o tráfico de pessoas, que consideram como eixo central os interesses superiores das crianças e jovens, exigem coordenação e cooperação.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apoia continuamente os governos na formulação dessas respostas e oferece assistência abrangente aos países para implementar a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e seu Protocolo para Prevenir, Reprimir e Punir o Tráfico de Pessoas, especialmente Mulheres e Crianças.

Quase todos os países do mundo estão comprometidos com o Protocolo contra o tráfico de pessoas. Cabe a nós colocar em prática as melhores e mais eficazes medidas para proteger crianças e jovens, acabar com a impunidade e assegurar que a justiça proteja seus interesses ao longo das várias etapas da vida.

Com a campanha Coração Azul, o UNODC busca aumentar o conhecimento da população sobre o tráfico de pessoas e sensibilizar sobre as condições em que as vítimas se encontram; um terço das quais são de meninas e meninos. Por meio do Fundo das Nações Unidas para as Vítimas do Tráfico de Pessoas, o UNODC promove ações para que as vítimas sobrevivam.

O UNODC coordena o Grupo Interagencial de Combate ao Tráfico de Pessoas (ICAT, sigla em inglês), no qual participam 23 agências do Sistema das Nações Unidas e outros parceiros regionais e internacionais, que buscam harmonizar e fortalecer suas respostas ao Tráfico de Pessoas.

Trabalhamos com o setor privado e a sociedade civil para reduzir o cibercrime e, assim, prevenir e combater o tráfico de pessoas, o abuso e a exploração de meninas e meninos pela Internet. Ao construir pontes de cooperação transfronteiriça e fortalecer as capacidades de aplicação da lei, colaboramos para que o setor de tecnologia faça parte também da solução e protejam crianças e jovens on-line.

Aproveitemos o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas para continuar fortalecendo alianças e buscando soluções para esse problema global. Todos nós temos a responsabilidade de prevenir e impedir o tráfico de pessoas; todos nós temos a responsabilidade de proteger a saúde e o bem-estar de meninas e meninos, e trabalhar juntos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para obter mais informação, contate:

Sonya Yee 
Redatora e porta-voz, UNODC 
Tel: (+43 1) 26060-4990 
Cel: (+43-699) 1459-4990 
Email: sonya.yee[at]un.org

Todas as histórias